O vereador Diogo Kriguer (PSDB) requereu, durante a última sessão plenária (20), que o Estado destine mais efetivos para a 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso (10° CIBM). A propositura tem como base o aumento populacional e o reduzido número de militares e guarnições na unidade.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
“A população de Sorriso aumentou, segundo os dados do IBGE, de 66.521 pessoas (2010) para 92.769 habitantes (2020). O efetivo do Corpo de Bombeiros possui cerca de cinco militares por dia de serviço e, atualmente, conta com quatro militares cedidos ao CIOPAER, não sendo suficiente para atender todo o município”, explica o parlamentar.
Além do déficit de militares, a propositura ainda ressalta a defasagem no número de viaturas. “A unidade possuiu somente uma ambulância para atender as ocorrências de acidentes e outra viatura reserva, que encontra sem condições para uso. Além disso, a 10ª CIBM não tem militares suficientes para compor mais uma guarnição, visto que a legislação regula a carga horário de trabalho dos militares”, ressalta Kriguer.
O Requerimento nº 140/22 foi aprovado e será encaminhado ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e aos secretários estaduais da Casa Civil, Mauro Carvalho, de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e ao comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do MT, Coronel BM Alessandro Borges Ferreira.
ASSESSORIA