Empresários do setor de bares e restaurantes começam o ano ainda sem se recuperar da crise gerada pelo “fecha tudo” na pandemia, mas com a expectativa de 2022 seja o ano da recuperação econômica.
Só no ano de 2020 houveram 1.300 demissões em Mato Grosso. Contudo, o mercado reaqueceu nos últimos meses e a expectativa para o ponto de equilíbrio é na reta final de 2022, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel MT).
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2
As restrições puniram a categoria e cerca de 9 mil estabelecimentos fecharam as portas. Uma vez que aproximadamente 20% desse número é de micro e pequenos empreendedores.
A associação frisa que a retomada será lenta, pois há muitas dívidas acumuladas e que, por conta das perdas de faturamento, durante a pandemia, foi necessário realizar demissões em massa.
A comparação entre os anos de 2020 e 2021 se torna difícil já que no primeiro ano da pandemia o comércio ficou grande do período fechado e as medidas de biossegurança foram muito mais rígidas.
Com o avanço da vacinação, no segundo semestre, e a abertura do setor sem restrições na maior parte do Brasil, o ano de 2021 ficou marcado pelo reaquecimento do mercado, porém, embora o setor esteja em uma crescente, os números ainda estão no vermelho, isso porque o déficit que veio de um ano para o outro foi multo alto. Sem contar que Mato Grosso teve uma segunda onda da pandemia, que foi entre os meses de março e abril.
O ponto positivo é que em 2021 cerca de 50% dos postos de trabalho foram retomados, tendo uma média de 500 contratações, que ocorreram até o mês de agosto.
Por: Repórter MT