22.2 C
Mato Grosso
quinta-feira, 14, novembro, 2024

Boa Esperança do Norte, o mais novo município de MT, ainda sem receita própria; IBGE solicita informações sobre repasses

Boa Esperança do Norte, a mais nova cidade de Mato Grosso, criada em outubro de 2023 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), enfrentou desafios administrativos e financeiros em seus primeiros meses de existência. O município, que teve sua primeira eleição e elegeu Calebe Francio (MDB) como prefeito em outubro de 2024, ainda não possui receita própria e aguarda repasses obrigatórios fundamentais para suas operações.

Segundo Leonardo Bortolin (MDB), presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) solicita à AMM, ao governo do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) informações que possam ser tomadas para garantir que Boa Esperança do Norte receba o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“O IBGE notificou a AMM para o fornecimento de informações que possam garantir a inclusão do município no repasse do FPM, medida crucial para o funcionamento da nova cidade”, disse Bortolin.

Enquanto isso, Bortolin destacou que o governo do Estado já afirmou que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Boa Esperança está indexado e consta na previsão orçamentária. Apesar disso, uma força-tarefa envolve diversas entidades que estão trabalhando para garantir que os repasses sejam feitos sem impactos negativos para municípios vizinhos, como Novo Biratã e Sorriso.

“Um novo município nasce sem receita própria, o que gera a necessidade de apoio e estudos de previsões para não prejudicar outras cidades”, complementou.

Com informações do site Olhar Direto

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

NORTÃO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias