21.6 C
Mato Grosso
segunda-feira, 25, novembro, 2024

Botão do Pânico vai auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica em Lucas do Rio Verde

Reprodução

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias municipais de Segurança e Trânsito e de Assistência Social e a Procuradoria, lançou, na manhã desta terça (08), o aplicativo do Botão do Pânico, mecanismo oferecido às mulheres com medida protetiva, vítimas de violência doméstica.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT

A proposta de um aplicativo municipal surgiu após visita da procuradora municipal, Derlise Marchiori, da secretária-adjunta de Administração, Aline Hartmann, e da assessora administrativa da Secretaria de Segurança e Trânsito, Marcia Ortolan, ao município de Paulínia, interior de São Paulo.

A tecnologia foi disponibilizada pelo município paulista e aprimorada pela equipe de geotecnologia da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

O lançamento contou com uma simulação da utilização do aplicativo, que uma vez acionado pela vítima com medida protetiva, emite um chamado para as forças de segurança do município através de um som de sirene, alertando a proximidade do agressor à vítima.

Reprodução

“O aplicativo é mais um mecanismo que vem somar com as nossas políticas de combate à violência doméstica e mostrar que não estamos parados. É uma honra o lançamento de um dispositivo importante no Dia Internacional da Mulher, engrandecendo as comemorações dessa data marcada por lutas de igualdade social e respeito às mulheres”, salienta a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro.

O prefeito Miguel Vaz destacou a importância para o município e agradeceu os esforços de todos os envolvidos para que mais um meio de segurança seja disponibilizado para as mulheres luverdenses. “É muito importante ver o avanço das tecnologias a favor da segurança das mulheres. Agradeço os servidores que conferiram o mecanismo em Paulínia, que cedeu os dados para que esse mecanismo fosse aprimorado aqui, internamente pela Secretaria de Planejamento e Cidade. Isso quer dizer que as mulheres sob medida protetiva têm esse aplicativo à sua disposição, garantindo mais agilidade no atendimento. Mais um passo foi dado para que novos avanços nos investimentos na área de segurança do nosso município cheguem cada vez mais”, completa.

A agente da Guarda Municipal, Tatiane Bento, explicou que a ferramenta vai facilitar a comunicação e a agilidade nos procedimentos da polícia. “Ainda estamos estudando o funcionamento do aplicativo com as forças de segurança e o Município. O que posso adiantar é que a tecnologia vai facilitar a nossa comunicação dos atendimentos para as guarnições que estiverem na rua no momento do pedido de socorro. Nossa expectativa é que os casos de violência diminuam aqui no município, criando meios de proteção e mais coragem destas mulheres para denunciar”, acrescenta.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Trânsito, na próxima semana uma nova reunião será agendada com as autoridades responsáveis para definir a data de funcionamento do mecanismo.

O evento de lançamento do aplicativo foi realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e contou com a presença de autoridades do Município, sendo o prefeito Miguel Vaz, primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes, presidente do Legislativo, vereador Daltro Figur, juiz da Segunda Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, Evandro Juarez Rodrigues, defensor público, Gonçalbert Torres de Paula, delegado da Polícia Judiciária Civil, Marcello Maidame, comandante da Polícia Militar, tenente-coronel, Paulo Secchi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Gisele Belotti de Rezende, presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Davi Paré, e demais representantes da sociedade.

ASSESSORIA

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias