O Brasil possui um rebanho bovino maior do que a própria população. É o que relata um novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado nessa quinta-feira (22/09). Em 2021, o país tinha o maior rebanho da série histórica: 224 milhões de cabeças de gado.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 3 | PLANTÃO NORTÃO MT
O número recorde é superior a estimativa de habitantes do país, que gira em torno de 215 milhões de habitantes. A última vez que o Brasil alcançou um recorde no número de animais em criação foi em 2016, quando o total chegou a pouco mais de 218 milhões de cabeças.
Um dos motivos que fez esse número ser tão alto é que, no ano passado, os criadores brasileiros optaram pela retenção de vacas produzir mais bezerros e responder à queda que havia acontecido na produção, justamente por falta de animais prontos para o abate. Outro ponto é o aumento da demanda internacional, principalmente da China, que tem ampliado o seu apetite pela carne bovina brasileira nos últimos anos de forma significativa.
O relatório do IBGE também destaca que o estado com o maior aumento absoluto de bois é a Bahia, com o crescimento de 2 milhões de animais. Em seguida, aparecem o Pará, com 1,5 milhão, e o Tocantins, com 1 milhão.
Já o ranking estadual mantém o Mato Grosso como líder nacional, com 32,4 milhões de cabeças de gado (14,4% do total nacional) e Goiás ocupa a segunda posição, com 10,8%. O município que mais tem bois fica no Pará e trata-se de São Félix do Xingu, onde há 2,5 milhões de cabeças de gado.
GLOBO RURAL