A Câmara de Sorriso aprovou na sessão ordinária dessa segunda-feira (17.08) o Projeto de Lei nº 88/2021 que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Sorriso a Semana Municipal do Agronegócio de autoria dos parlamentares Iago Mella ( Podemos) e Rodrigo Machado (PSDB). Conforme o vereador Iago Mella (Podemos) um dos autores do PL ,o objetivo é mostrar durante a semana a relação de interdependência entre campo e cidade, e a importância do setor para a economia brasileira e mundial.
Segundo a propositura a “Semana Municipal do Agronegócio” será comemorada anualmente na segunda semana de junho e as Escolas Públicas e Privadas do Município deverão mostrar a importância do Associativismo e Cooperativismo, “ Com isso esperamos despertar nos alunos o interesse para as atividades profissionais e possibilidade de empreendedorismo no setor agropecuário. Hoje o agronegócio movimenta a economia brasileira, preserva o meio ambiente através de seu uso sustentável, gera empregos e alimentam o nosso país e o mundo. Temos motivos de sobra para nos orgulhar desse setor”, pontuou Iago Mella.
Iago Mella explicou ainda que o rápido crescimento da população mundial nas próximas décadas, projeção feita pela Organização das Nações Unidas, exigirá dos produtores um incremento na produção de alimentos na ordem de 70% até 2050. “Esta oportunidade exigirá não só investimentos em produção e tecnologia no setor, mas também educação de toda a sociedade sobre as potencialidades e desafios do campo para que, cientes dos riscos econômicos, ambientais e de segurança alimentar, os cidadãos de hoje e do futuro façam suas escolhas de forma segura, sem preconceitos ou vieses”, disse.
Para o vereador Rodrigo Machado, essa semana visa fomentar a atividade a importância da atividade em nosso município, com palestras, visitas técnicas, Dias de Campo. ” Temos que fomentar ainda mais o agronegócio do município, e essa semana será de extrema importância para criamos eventos técnicos explicativos em escolas, faculdades e locais públicos, mostrando a força do agro”, pontuou
O PL foi encaminhado ao Poder Executivo para ser sancionada.
Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Elielton Blasius/Internet