Onças pintadas, jaguatiricas e antas aparecem nas filmagens; ao todo são 32 câmeras instaladas para acompanhar os animais
Câmeras de monitoramento com sensor de movimento capturaram diversas imagens da vida selvagem de onças, jaguatiricas, antas e outras diversas espécies no terreno entorno da Usina Hidrelétrica (UHE) de Sinop.
Os vídeos foram divulgados nesta terça-feira (21) pela Sinop Energia em comemoração ao Dia Nacional de Defesa da Fauna, celebrado nesta quarta-feira (22). As imagens mostram um compilado de flagrantes feitos entre 2020 e 2021.
Ao todo 32 câmeras foram instaladas há sete anos com o objetivo de acompanhar e identificar o habitat de cada espécie típica da Floresta Amazônica. A ação foi desenvolvida com a ajuda de biólogos, responsáveis pela definição dos pontos exatos de instalação dos equipamentos, obtenção das imagens, análise e consolidação dos resultados.
A Sinop Energia explica que as câmeras utilizadas são sensíveis ao movimento, o que facilita na hora de capturar a exata hora que os animais passam pelo local.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: Clique aqui para receber as notícias
Alguns dos flagrantes mostram a interação entre as raríssimas onças preta e com as pardas. Tatu-canastra, cachorro do mato, veado da Amazônia, jaguatirica, gavião pega-macaco são outras espécies da fauna que mostram sua presença no entorno da Usina.
Os monitoramentos são trimestrais e resultam em relatórios com dados enviados a cada seis meses para a Secretaria de Meio Ambiente do estado do Mato Grosso (SEMA-MT) junto com parte do material coletado.
Os relatórios também podem ser acessados por estudantes e pesquisadores desde que os interessados solicitem à companhia. Em breve, todo material poderá dar origem a um guia sobre a fauna local.
As observação também são usadas na adequação da sinalização dos acessos à UHE Sinop, evitando atropelamentos à fauna, e auxiliam na segurança dos funcionários, alertando para a restrição de trânsito pedestre nos locais.