27.3 C
Mato Grosso
sexta-feira, 18, abril, 2025

Cérebro de homens encolhe após nascimento do 1ª filho, diz estudo

Um estudo internacional feito por pesquisadores do Instituto de Saúde Carlos III de Madri, na Espanha, revelou que o nascimento do primeiro filho provoca modificações na estrutura do cérebro dos pais. Segundo os cientistas, o órgão deles diminui: em média, os homens perdem de 1% a 2% do volume do córtex após a chegada do bebê.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  GRUPO 3 | PLANTÃO NORTÃO MT  

Estudos anteriores já mostraram que a maternidade pode causar alterações na estrutura do cérebro das mulheres, com mudanças nas redes subcorticais límbicas, associadas aos hormônios da gravidez. A alteração teoricamente diminui a massa cinzenta, mas as ajuda a focar no bebê, aumentar a empatia e a aproximação com a criança. Também é por isso que elas ficam mais esquecidas e com dificuldade de raciocínio lógico. 

“Estudar os pais oferece uma oportunidade única de explorar como a experiência parental pode moldar o cérebro humano quando a gravidez não é vivenciada diretamente”, explicam os autores do estudo no artigo publicado na última quarta-feira (7/9), na revista Cerebral Cortex, ligada à Oxford Academic.

Os pesquisadores coletaram dados e imagens cerebrais feitas por ressonância magnética de 20 homens durante a gestação de suas parceiras e até oito meses após o nascimento do primeiro filho.

METRÓPOLES

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias