A chuva na madrugada desta quarta-feira (16) na região do norte do Estado deixou rastro de destruição em diversas estradas na zona rural de Sinop. Na MT- 423, vários pontos foram inundados, crateras se abriram e córregos transbordaram. Na região central da cidade, ruas e avenidas ficaram alagadas, um carreta caiu em uma vala às margens da BR-163 e ficou com parte da cabine submersa.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
Na MT- 423, uma da principais estradas da zona rural de Sinop, que dá acesso a várias fazendas, comunidades e distritos, a chuva deixou vários trechos inundados. No ponto conhecido como Pé de Galinha, a tubulação não conseguiu dar vazão ao volume de água e abriu uma cratera na via, deixando o tráfego totalmente interditado.
Ainda na MT- 423, a água passou sobre a via e causou desmoronamento do barranco. O córrego na estrada conhecida como Adalgisa transbordou sobre a ponte e o trecho também foi interditado.
O córrego na estrada Cirineu Coan também transbordou, invadiu a via e causou desmoronamento da tubulação de escoamento de água. A enxurada inundou ainda um trecho na rodovia próximo ao município de Cláudia (470 km de Cuiabá).
Na semana passada, a chuva já havia aberto uma cratera na via que foi interditada parcialmente. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que as obras no local já foram iniciadas e que o trecho da via está totalmente interditado.
Na BR-163, na região central, um trecho chegou a ser interditado devido ao acumulo de água nas valas de escoamento às margens da rodovia. Uma carreta caiu em uma das valas e ficou com parte da cabine submersa.
Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria de Obras tomou ciência logo nas primeiras horas e de imediato acionou as equipes para buscar soluções para pontos mais críticos, para liberar o trafego nas vias atingidas.
NOTA
A Secretaria de Obras tomou ciência logo nas primeiras horas, que devido às fortes chuvas registradas na madrugada, ocorreram alagamentos e erosões em estradas vicinais. Equipes foram deslocadas até os locais para identificar os pontos, sinalizar, interditar e orientar os motoristas sobre rotas alternativas, até que a água diminuísse, para iniciar a execução dos reparos necessários, permitindo a retomada do tráfego.
A Secretaria já estava atuando nos últimos dias, diante de outras chuvas que vinham causando estragos, além de ações preventivas de limpeza de valas e aberturas de pontos de escoamento, cascalhamento e patrolamento de vias.
Entre os pontos identificados estão as estradas Cirineu Coan, Adalgisa, Monalisa, Célia, Luciene, Luzia e Felícia.
Algumas mais próximas a cidade e outras na região da Gleba Mercedes e no local conhecido como 4ª parte.
A Secretaria de Obras está atuando emergencialmente em todos os locais já identificados, com maquinários (patrolas, caminhões, entre outros), cascalhamento, instalação de tubulações, fechamento de erosões e desobstrução das vias.
HIPER NOTÍCIAS