O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas amarelos, nesta quarta-feira (14), de risco moderado para Cuiabá e grande parte de Mato Grosso. Um deles é para risco de vendavais e outro para o risco de tempestades. Após períodos de seca e baixa umidade, a chuva deve chegar à Capital com força total, trazendo fortes ventos, o que pode causar danos materiais.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 3 | PLANTÃO NORTÃO MT
O alerta amarelo de vendaval teve início às 15h desta quarta-feira, com vento variando entre 40 km/h e 60 km/h. Foi divulgado para Cuiabá e outros 49 municípios, entre eles Chapada dos Guimarães e Rondonópolis. Apesar de haver baixo risco de queda de galhos de árvores, o alerta salienta que, em casos de rajadas de vento, não é recomendado abrigar-se debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, também é não é indicado.
Outro alerta amarelo, que segue até ss 23h59m de hoje, para Cuiabá e outros 77 municípios, entre eles, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Nova Mutum, Cáceres e Chapada dos Guimarães, prevê 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia de chuva. Ventos intensos (40-60 km/h) também deverão ser registrados. Há alerta de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, inclusive, o alerta recomenda evitr usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada nesse período.
Ainda de acordo com o instituto, a previsão para a tarde e a noite de quarta-feira na capital mato-grossesse é de muitas nuvens com pancadas de chuva, por vezes forte, e com trovoadas isoladas, a qualquer hora. A chuva repentina, aliada as recentes temperaturas acima da média auxiliam esse cenário, elevando as chances do surgimento de raios.
A quinta-feira (15) já amanhecerá com muitas nuvens no céu com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. A umidade poderá atingir 80% e as temperaturas deve ser de 22 graus, bem abaixo dos mais de 40 graus dos últimos dias. A chuva deve persistir também a noite.
Já na sexta-feira (16), muitas nuvens e chuva isolada poderão ser registradas. A mínima registrada será de 21 graus e a umidade relativa do ar se mantém em 70%.
Apesar de dar uma trégua no sábado (17), as previsões apontam que chuvas isoadas poderão voltar no domingo (18) e continuar durante a próxima semana.
REPÓRTER MT