Após vários dias sem chuvas significativas, as condições do tempo devem mudar na próxima semana na região Central do Brasil, conforme as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, explica que o final de semana será marcado pela continuação de chuvas intensas no Sul do Brasil, que devem atingir os três estados com potencial para ventania, volumes expressivos e até queda de granizo.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
Na próxima semana a tendência é que esse sistema avance também para as demais regiões do Brasil. Devido as altas temperaturas dos últimos dias as chuva também terá potencial para intensidade e até queda de granizo em áreas de São Paulo e de Minas Gerais.
O alívio deve chegar também para o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em algumas áreas pontuais da Bahia. Também continua chovendo no extremo norte do Brasil, com destaque para o norte do Maranhão e do Piauí que devem receber os volumes mais expressivos.
Após a passagem da chuva pelo Sul do Brasil uma nova frente fria deve avançar, derrubando as temperaturas em toda a área. Segundo Assis, o declínio deve ser de até 10 graus em algumas áreas, mas não trazem risco de geada em áreas de produção agrícola. O frio avança para outras regiões do país, mas com menos intensidade e também sem potencial para grandes problemas nas áreas de produção.
NOTÍCIAS AGRÍCOLAS