O município de Pedra Preta (246 km de Cuiabá) registrou chuva de granizo no sábado (19). Vídeo registrado por um morador da cidade mostra a precipitação das pedras de gelo.
O fenômeno acontece a partir de um tipo específico de nuvem denominada comulonimbus. No topo dessas nuvens, a temperatura pode chegar até -80° C congelando as gotículas de água. Quando a comulonimbus se torna pesada demais, ocorre a chuva de granizo.
A chuva de gelo, porém, não significa que os mato-grossenses terão alívio no calor. Em Pedra Preta, por exemplo, a previsão é de máxima de 36° C já nesta segunda-feira (21). Durante a semana os termômetros na cidade interiorana poderão chegar a 40° C. Só deve voltar a chover na sexta-feira, quando há 90% de possibilidade de precipitação.
Cuiabá, por sua vez, registrou um chuvisco tímido no sábado e mantém previsão semelhante à de Pedra Petra. Na Capital, porém, os termômetros podem marcar recorde de calor chegando a 42° C na quarta-feira. Já na sexta, também há 90% de probabilidade de chuva. De acordo com o ClimaTempo, isso deve ocorrer à noite.
HIPER NOTÍCIAS