A temporada 2024/25 da soja em Mato Grosso já começou a ser colhida, e mais cedo do que o esperado. Na última semana, produtores de áreas irrigadas em Querência iniciaram a retirada dos primeiros grãos, impulsionados por variedades precoces e condições climáticas favoráveis.
Elisvan Mosconi, produtor da Fazenda Goiânia, foi um dos pioneiros. Com 1,6 mil hectares de área irrigada, ele já colheu parte da sua produção e está otimista com os resultados. “A soja está com uma média de 94 dias e vamos fechar com uma média de 66, 67 sacas”, comemorou.
Apesar da presença de nematóides, Mosconi avalia a safra como positiva e destaca a qualidade dos grãos. “A área que estou dessecando está bem melhor, mais encorpada, mais bonita”, afirmou.
Projeções otimistas
As expectativas para a safra de soja em Mato Grosso são bastante positivas. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção deve atingir 44,041 milhões de toneladas, um aumento de 12,78% em relação ao ano anterior.
A área plantada também cresceu 1,47% em comparação à safra passada, chegando a 12,661 milhões de hectares. A estimativa é que a produtividade média seja de 57,97 sacas por hectare.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT COM CANAL RURAL MT