A situação não está favorável para os produtores de soja em Mato Grosso. Isso porque os preços da venda do grão caíram e a comercialização no mercado internacional anda mais lento que a média para esta época do ano.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
Esse panorama faz parte do boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na última segunda-feira (8). O documento mostra que uma saca de soja de 60 quilos tem preço de R$ 159,70, uma redução de 1,87% em relação à semana anterior. Essa oscilação para baixo no preço é resultado da queda do dólar.
Por outro lado os produtores também tem encontrado dificuldade para vender o produto. Nesta semana a comercialização da safra 22/23 atingiu 25,51% da produção. Nessa mesma época em 2021 quase 40% da produção já havia sido negociada.
Segundo o Imea esse ritmo lento nas vendas ocorro “devido ao preço que permaneceu pressionado e às incertezas quanto ao tamanho da safra”.
Esse menor escoamento também “está atrelado ao corte da produção para a temporada 21/22 no país e à redução de 11,37% nas compras da China”. Apesar do cenário desfavorável, de janeiro a julho as exportações para a China da soja mato-grossense aumentaram, na contramão do que acontece no país, com aumento de 11,42% nos sete primeiros meses do ano.
J1AGORA