O site Nortão MT sai na frente com um levantamento dos pré-candidatos nas eleições do próximo ano (2022), e começaremos pela Capital Nacional do Agronegócio, Sorriso-MT, que segundo a última eleição municipal (2020) possui cerca de 60.000 (sessenta mil) eleitores aptos.
Logicamente, ainda terá muita “água para rolar” nos bastidores até a confirmação das candidaturas, porém já existem nomes que se colocaram a disposição da sociedade de Sorriso e que os próprios partidos já se articulam para as eleições de 2022.
Começamos com os pré-candidatos a Deputado Estadual:
Damiani na TV (PSDB): Atualmente é vereador e Presidente da Câmara Municipal de Sorriso, funcionário público concursado, advogado, jornalista, apresentador de TV, está em seu segundo mandato como vereador por Sorriso. Damiani têm em suas bandeiras a saúde e causas sociais, o parlamentar vêm desenhando sua pré-candidatura à Deputado Estadual há muito tempo. Foi o vereador mais votado na história de Sorriso e leva isso como uma das provas de sua popularidade.
Gerson Bicego (MDB): Gerson, é o atual vice-prefeito de Sorriso/MT pela segunda vez, é do partido MDB e colocou seu nome a disposição da sociedade para o ano de 2022. Assumiu a presidência do partido no município, e o partido trabalha seu nome como pré-candidato.
Gerson tem intensificado suas visitas aos comércios e entidades falando do projeto do partido (MDB) na região. Nas eleições municipais do ano passado (2020), Bicego visitou e acompanhou vários candidatos a vereador da sua coligação, ficando ainda mais conhecido no município. Ele é professor e brinca que deu aula para quase a cidade toda em seu magistério, além disso, foi diretor da Escola Municipal Vila Bela, sendo reconhecido por atuações na área da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, alguns até o chamam de jardineiro do município.
Wanderley Paulo (PP): Wanderley está em seu quarto mandato como vereador por Sorriso, é presidente do diretório municipal do Progressistas (PP), já foi vice-prefeito entre 2008-2012, e lidera o movimento Frente Parlamentar entre os municípios da região norte de Mato Grosso e a região sul do Pará. Através deste movimento o pré-candidato vem articulando seu sonho em ter uma cadeira no legislativo estadual.
Xuxu Dal Molin (PSC): Xuxu, presidente estadual do (PSC), está em seu primeiro mandato como deputado estadual, vêm se articulando após derrota para a prefeitura de Sorriso, tem tido atuações recentes principalmente em cidades na região do Nortão, como Ipiranga do Norte, Vera e Feliz Natal. Foi vice-prefeito e vereador por Sorriso e busca sua reeleição no legislativo estadual.
Tiago Stefanello (Sem partido): Stefanello, é produtor rural, ex-presidente do Sindicato Rural de Sorriso e membro da diretoria da Aprosoja MT, declarado bolsonarista e defensor das ações no Agro, alguns produtores cogitam seu nome para 2022.
Acácio Ambrosini (Patriota): Acácio, filiado e presidente do diretório municipal do (Patriota), está no seu segundo mandato como vereador por Sorriso, é vice-presidente do Legislativo municipal e tem como uma de suas bandeiras o Agro, e conta com apoio do seu partido a figurar nas eleições de 2022.
Maurício Gomes (PSB): Mauricio, está em seu segundo mandato como vereador por Sorriso, presidente do diretório municipal do (PSB) é oposição à atual gestão do município, semana passada teve sua pré-candidatura lançada pelo Deputado Estadual Max Rsusi (PSB), presidente estadual do partido.
Diogo Kriguer (PSDB): Kriguer, está em seu primeiro mandato como vereador por Sorriso, possui experiência no executivo municipal quando trabalhava no setor de convênios da prefeitura de Sorriso. Teve um convite do deputado estadual Ulysses Moraes para colocar seu nome a disposição para ser pré-candidato a Deputado Federal, filho do ex-jogador Kriguer que é muito conhecido no estado por seu desempenho nos gramados, Diogo Kriguer de apenas 26 anos, é formado em administração, apaixonado por esporte, mas já possue conhecimentos dos avanços que nosso Estado precisa ter para dar mais oportunidade a todos, tem um futuro promissor na política segundo lideranças do seu grupo político atual.
Senador:
O cargo nunca foi ocupado por um sorrisense, porém, já teve um suplente, Gilberto Possamai (PSL), foi suplente da Ex-senadora Selma Arruda, onde teve um “imbróglio” judicial que acabou cassando seu mandato pelo (TSE – Tribunal Superior Eleitoral), por caixa 2 e abuso de poder econômico. Pregando a moralidade e defensores do Presidente Jair Bolsonaro (PL), tendo o Agro como força e bandeira de campanha, tiveram uma derrota no TSE. Hoje, até nosso levantamento de informações nenhum nome se colocou a disposição ao Senado.
Governador:
Dilceu Rossato (Republicanos): Rossato é ex-prefeito de Sorriso, produtor rural, empresário e bolsonarista. Muitos tem como uma via ao governo de Mato Grosso, principalmente por defender o Agro e a bandeira do Presidente Jair Messias Bolsonaro. O Nortão chegou a publicar algumas matérias relacionadas a Dilceu Rossato como pré-candidato ao governo do Estado.
Ari Lafin (PSDB):
Apesar de ser cogitado ao Governo do Estado, em entrevista exclusiva ao Nortão MT o prefeito fala sobre apoio político nas próximas eleições para pré-candidatos a deputado estadual, federal, senado e governo.
Presidente:
Sem nomes até o momento.
O Nortão MT não realizou nenhuma pesquisa registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), levantou todos os dados por meio de informações dos próprios candidatos e de fontes ligadas aos partidos do município de Sorriso/MT.
Fonte: Nortão MT