23.6 C
Mato Grosso
segunda-feira, 28, abril, 2025

Contas de luz mais caras: Aneel aciona bandeira amarela para maio

Rovena Rosa/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que a conta de luz dos brasileiros terá um aumento em maio, com a ativação da bandeira tarifária amarela. A medida implica um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A decisão da agência reguladora foi motivada pela redução do volume de chuvas e pela consequente piora nas expectativas de geração de energia pelas usinas hidrelétricas, que são a principal fonte de eletricidade no país. Segundo a Aneel, a menor disponibilidade de água nos reservatórios pode exigir um maior acionamento das usinas termelétricas, cuja produção de energia é mais custosa.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, justificou a Aneel em comunicado.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que sinaliza aos consumidores as variações nos custos de geração de energia elétrica. As cores das bandeiras (verde, amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2) indicam as condições do Sistema Interligado Nacional (SIN) e o custo da energia em cada período.

A bandeira amarela, que entra em vigor em maio, indica que os custos de geração de energia estão mais elevados do que o normal, exigindo uma atenção maior dos consumidores em relação ao uso da eletricidade. A medida reflete o impacto das condições climáticas desfavoráveis sobre a produção hidrelétrica no país.

NORTÃO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias