
O Cuiabá venceu a Ferroviária-SP por 1 a 0, na noite deste domingo (27), na Arena Pantanal, e assumiu a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Alan Empereur, em jogo válido pela quinta rodada da competição.
Com o resultado, o Dourado chegou aos mesmos 11 pontos do líder Avaí, ficando atrás apenas nos critérios de desempate. A próxima partida será contra o CRB, no estádio Rei Pelé, na terça-feira (6), às 18h30 (horário de Mato Grosso).
Análise da partida
Após um primeiro tempo equilibrado, o Cuiabá voltou melhor para a segunda etapa, conseguindo impor uma marcação mais forte e controlando as ações ofensivas. A estratégia foi destacada pelo técnico Guto Ferreira, que elogiou a postura da equipe no segundo tempo.
“Conseguimos ajustar a marcação. No primeiro tempo, tivemos um pouquinho de dificuldade em fazer a pressão alta que começamos a aplicar no segundo tempo, empurrando eles devido à nossa pressão. Depois, foi a intensidade com que marcamos, como corremos, como nos doamos em campo”, explicou Guto.
O treinador também destacou que a pressão constante desgastou o adversário e abriu espaço para a criação do gol.
“À medida que você pressiona forte, não deixa o adversário respirar. E você descansa com a bola no pé, enquanto eles têm que correr. Quando eles recuperam a bola, você toma ela rapidinho. Então, você começa a afogar o adversário. Isso vai fazendo com que o adversário canse e que surjam os espaços. O gol veio na sequência, que foi criada justamente por causa desses espaços”, completou.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
Cautela no G-4
Apesar da boa fase, Guto Ferreira pediu cautela para que a posição entre os primeiros colocados não se torne um fator de pressão para o elenco.
“Não pode começar a trazer esse tipo de situação como um peso. E lógico que é muito bom. Isso mostra que eles estão trabalhando muito bem. Nós temos limitações, e nós estamos conseguindo o objetivo, que é vencer, que é pontuar, que é seguir firme e forte. A questão de estar no G-4 é importante? É. Mas é o mais importante? Não. O mais importante é na última rodada. Não pode virar pressão, não pode virar uma responsabilidade a mais. Nós temos que estar leves, mentalmente”, pontuou.
Destaques individuais
Guto também elogiou o desempenho dos zagueiros Alan Empereur e Nathan.
“O Nathan e o Alan fizeram uma partida muito sólida. Na construção, a gente ganha muito com os dois na saída de bola, no preenchimento de espaço. O Nathan ainda está num processo de ganhar ritmo de jogo, porque no ano passado ele jogou pouquíssimo. E ele busca sempre entregar o máximo que pode”, finalizou.
LEIA AGORA