23.6 C
Mato Grosso
domingo, 24, novembro, 2024

Decreto estabelece que borracheiros façam cadastro para descarte correto de pneus em Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, publicou o Decreto nº 6.056, que estabelece que os borracheiros do município realizem um cadastro para o descarte correto de pneus. A ação faz parte dos esforços da gestão para dar a destinação correta do passivo ambiental gerado na cidade.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  GRUPO 7 | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Conforme o documento, esses materiais, quando descartados de forma incorreta, resultam em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública, causando aumento das doenças transmitidas por vetores, como a dengue. Para minimizar esses impactos, os proprietários de borracharias do município precisam realizar o cadastro junto à Secretaria

O cadastro é gratuito e o responsável pela borracharia precisa comparecer à Secretaria de Meio Ambiente com o Formulário para Cadastro de Borracharias (anexo ao decreto) devidamente preenchido, juntos aos demais documentos listados no formulário. 

O cadastro tem a finalidade de mapear todas as borracharias existentes no território municipal, além de auxiliar na tomada de decisões para regulamentar a coleta e a destinação dos pneus. Produzidos em borracha, derivados de petróleo e diversos produtos químicos, os pneus levam cerca de 600 anos para se decompor

O cadastramento é obrigatório para todas as empresas que possuem o CNAE de 4520-0/06 – Serviços de borracharia para veículos automotores, e 2212-9/00 – reforma de pneumáticos usados. 

Prazo e penalidades 

Os borracheiros do município terão o prazo de seis meses, contados a partir da publicação deste Decreto no Diário Oficial para a efetivação do cadastro.

Caso os borracheiros não realizem o cadastro junto à Prefeitura, eles ficarão impedidos de destinar os pneus inservíveis no ponto de coleta fornecido pelo Município, na Central Verde, localizada na MT-449. 

Também fica proibido o descarte de pneus em outros locais, que não o regulamentado pela Prefeitura. 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária realizarão a fiscalização de locais inapropriados onde houver descarte, identificando os responsáveis, com aplicação de multa. 

A Prefeitura conta com apoio da população para denunciar o descarte incorreto de pneus em Lucas do Rio Verde. Os munícipes podem encaminhar as denúncias por meio do aplicativo Lucas Cidadão ou na Ouvidoria, no site da Prefeitura: https://cidadao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/, e-mail: [email protected], ou pelos telefones (65) 3549-7175 e 0800 646 4004 (ligação gratuita). 

ASSESSORIA

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias