Somente entre os meses de janeiro a maio deste ano (2024), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) já registrou 83 incidentes causados por fios de energia elétrica, internet e de telefonia móvel.
Os dados foram apresentados, nesta terça-feira (4), durante reunião com parte dos representantes de instituições públicas e privadas que integram o Plano de Ação Emergencial (PAE).
O coordenador do Compdec, o sargento BM da reserva remunerada, Alberto Santos, explica que “a comunicação informal torna ainda mais efetiva a atuação de cada membro do grupo de trabalho a fim de reduzir o tempo de resposta de ocorrências registradas no perímetro urbano e na zona rural do Município”.
“Cada integrante do grupo possui autonomia para propor soluções de forma imediata. Isso facilita o diálogo e, por consequência, otimiza as ações desenvolvidas pela Administração Municipal, Corpo de Bombeiros e empresas parceiras”, pontua Santos ao complementar que o tempo de resposta não deve superar o limite de 15 minutos.
“Assim que confirmam o incidente in loco, nossas equipes acionam as empresas responsáveis pela prestação do serviço [Energisa e empresas de telefonia e internet]. Caso não seja solucionado o problema em tempo hábil, os colaboradores da Defesa Civil estão autorizados a procederem o corte do cabeamento e a desobstrução da via pública”, assinala.
Plano de Ação Emergencial
O PAE é um plano previamente elaborado cujo intuito é orientar, preparar e orientar as ações de tempo de resposta em situação de perigo e/ou risco iminente.
Ele também define as diretrizes de atendimento e a abrangência de atuação de cada instituição e empresa.
Integram o Plano de Ação Emergencial:
*Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil;
*Guarda Civil Municipal (GCM);
*Defesa Civil;
*Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT);
*Concessionária Energisa; além de 07 empresas de telefonia móvel e serviços de internet
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
ASSESSORIA