Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o que seria uma encenação de detentos da Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa (765 km de Cuiabá), para imobilizar e fazer refém um policial penal da unidade.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
“A ala azul vem treinando dar um ‘cavalo doido’ e pegar o policial que fica com a 12. (…) Dá o ‘cavalo doido’ e arrasta o policial para dentro do cubículo”, diz um homem que narra as imagens.
“Cavalo doido” é quando várias pessoas partem para cima de um mesmo alvo com o objetivo de neutralizá-lo. Nesse caso, o alvo seria um policial penal da unidade, provavelmente armado.
A principal hipótese é que, com um agente feito refém e em posse de uma arma, os detentos tentassem fugir da unidade.
“Agorinha eles estavam treinando pular a grade, pular a parede. Simulando pular a muralha”, diz o homem, em referência aos muros da unidade penitenciária.
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública disse que a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), através de análise de risco, com base nas imagens, fez uma intervenção preventiva com equipe do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) no presídio, onde foi realizada uma revista, mas nada de ilícito foi localizado.
Detentos são filmados treinando para atacar policiais penais em Mato Grosso pic.twitter.com/qUyYXBbCCF
— Site RepórterMT (@reportermt) March 30, 2023
REPÓRTER MT