A prática de usar aviões em chá de revelação começou a aparecer em vídeos na internet pouco tempo atrás, como o AEROIN mostrou em 2020. Nessas ocasiões, aeronaves agrícola ou de combate a incêndio fazem passagem baixa sobre o “casal grávido”, soltando água colorida na cor rosa ou azul, de acordo com o sexo do bebê.
A manobra em si, se feita de maneira correta, é segura, mas desde que a prática seja bem coordenada e feita adequadamente, como também ocorre com ensaios de noivos.
No entanto, o que não é recomendado é que o produto despejado caia sobre os participantes do evento, uma vez que podem conter resíduos de elementos químicos usados para a pulverização agrícola ou no combate a incêndios.
Vídeo de outro ângulo mostra que o Piper Pawnee que quebrou a asa em Sinaloa não atingiu árvores e nem foi “atingido” pelo canhão de confete.
— AEROIN (@aero_in) September 3, 2023
Asa não aguentou mesmo a força feita
pic.twitter.com/pXaE9UtSwp
Neste sábado, entretanto, houve algo tão pior quanto um acidente, onde um avião Piper PA-25 Pawnee de matrícula XB-ABM voa baixo sobre o casal soltando a água rosa, mas, logo depois da aeronave passar sobre os convidados, a asa esquerda quebra e o avião entra em espiral após perder a sustentação de um lado, pela falta da asa. Gritos são ouvidos e o vídeo é cortado.
O caso aconteceu nas proximidades da cidade de Culiacán, no estado de Sinaloa, berço do famoso cartel de drogas homônimo. Poucas informações surgiram desde o acidente, mas o piloto de 32 anos morreu com o avião que ficou completamente retorcido.
O Pawnee é de fabricação americana, da Piper, mas o tipo do acidente no México lembra o que aconteceu com alguns aviões brasileiros Embraer Ipanema “dobravam” as asas na subida após a passagem baixa.
O problema já tinha sido detectado anteriormente e exigia mais revisões da aeronave, mas ainda assim muitos pilotos e operadores não se sentiam seguros. Esta quebra de asa na subida pode estar associada ao aumento da carga alar no início da subida. Apenas uma investigação poderá confirmar isso.
AEROIN.COM.BR