Dono da referida empresa é concunhado de secretário, amigo íntimo de outro e, ao que parece, adquiriu aviões apenas para repassá-los a MT
O MINUTO MT recebeu uma denúncia e foi confirmar junto a um site da Florida-EUA, que reúne dados e outras informações sobre a atividade de empresas americanas, e constatou que a South Regional Aviation Enterprise, que vendeu três aviões para Mato Grosso na atual gestão Mauro Mendes, está inativa.
Segundo outros dados colhidos pela reportagem, com técnicos do setor, a referida empresa não tem nenhum histórico relevante no setor, muito menos frota própria de aeronaves ou movimentação de vendas que sugira que ela tenha condições de se apresentar como uma boa opção de custo-benefício para qualquer cliente, sobretudo Poder Público.
A nebulosidade sobre as compras cresce ainda mais quando se observa que os negócios foram feitos sem licitação, ou seja, sem concorrência direta de preços e ao notar-se que Tony Camargo, o homem à frente da South Regional Aviation Enterprise, é concunhado do atual secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Detalhes do “negócio”
Documentos mostram que Tony teria adquirido um dos aviões que vendeu ao estado apenas três meses antes de efetivar a venda, sinalizando que o negócio já poderia estar “engatilhado” e sem risco algum para o empresário, que dá todo sinal de ser um mero intermediário.
O MINUTO MT entrou em contato com o próprio Tony, ele visualizou as mensagens, mas preferiu não esclarecer os pontos conflituosos da negociação. O empresário teria sido responsável por articular, inicialmente, a compra de dois bimotores Cheyene – cada um teria saído por pouco mais de R$ 4 milhões – sendo um em 2019 e outro em 2020;
Segundo o Palácio Paiaguás, as duas aeronaves foram disponibilizadas ao Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAer. Mais recentemente, um jato Cesna também foi enviado para Mato Grosso, ao custo de R$ 8,5 milhões, também por intermédio de Tony.
Parceria e amizade
A aeronave, segundo o propagado pela gestão estadual, teria sido adquirido em uma “parceria” com o Tribunal de Justiça, com recursos oriundos de multas e ações penais. Além de parente de um secretário, Tony ainda seria amigo muito próximo do principal homem forte de Mauro Mendes, o seu secretário chefe da Casa Civil e “melhor amigo”, Mauro Carvalho, o “Maurinho”. A assessoria do secretário César Miranda também foi buscada pela reportagem do MINUTO MT, mas igualmente Tony também preferiu o silêncio.
Barranco
O deputado estadual, Valdir Barranco (PT), recentemente, cobrou do Governo do Estado que detalhe melhor a compra de aeronaves, desde a própria inexistência de licitação, os termos acordados e as “parcerias” com a Justiça e Ministério Público, além do contexto familiar e pessoal de Tony dentro da gestão estadual.
Após o parlamentar apelar por ajuda da Mesa Diretora da Casa de Leis, o secretário de estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, respondeu, em nota, que o Governo de Mato Grosso chegou até a empresa de Tony Camargo por meio de anúncios no site www.aeromercado.com.br e afirma que “não possui conhecimento da existência ou veracidade do teor da “denúncia” apresentada por Barranco”.
FONTE: MINUTO MT | FOTO DESTAQUE: Rodinei Crescêncio – RDNews