O governo do Estado decidiu fechar a Centro de Ressocialização de Sorriso (34 km de Cuiabá). A unidade está situada na rua São Cristóvão, no bairro Jardim Califórnia, e conta com aproximadamente 227 detentos.
Conforme informações obtidas pelo Gazeta Digital, a decisão foi tomada nesta segunda-feira (30), após reunião com representantes do Poder Executivo e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Os recuperandos serão transferidos para a unidade prisional de Sinop e outras regiões.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
Em 2021, técnicos do governo estiveram chegaram a fazer uma avaliação de um terreno ofertado pela prefeitura para construção do novo prédio para o Centro de Ressocialização de Sorriso. O objetivo era transferir a unidade para margens da BR-163, tirando a unidade do perímetro urbano.
Contudo, ao confirmar o encerramento das atividades da CRS, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que o fechamento do presídio “está em conformidade com a política de segurança, melhoria da infraestrutura das unidades prisionais e, consequentemente, das condições de assistência às pessoas privadas de liberdade”.
“Essa é uma política pública que vai ao encontro da necessidade da retirada de unidades prisionais de áreas centrais e em expansão urbana ou já com alta densidade populacional. No caso específico de Sorriso, os reeducandos devem ser transferidos para Sinop ou outras unidades da região que estão sendo ampliadas e modernizadas para atendê-los em processo de ressocialização com mais dignidade”, cita a nota.
A previsão do plano de ação do governo é que a desativação ocorra em até 1 ano.
Manifestação
Em meio a decisão, populares organizam manifestação contra o fechamento da penitenciária pelas redes sociais. O primeiro ato vai ocorrer na quinta-feira (2), às 13 horas, em frente ao Fórum da Comarca de Sorriso. Já o segundo vai acontecer em frente à prefeitura da cidade, na sexta-feira (3), no mesmo horário.
Nota
A Secretaria de Segurança Pública(Sesp) esclarece que a decisão pelo fechamento do Centro de Ressocialização de Sorriso(CRS) está em conformidade com a política de segurança, melhoria da infraestrutura das unidades prisionais e, consequentemente, das condições de assistência às pessoas privadas de liberdade.
Essa é uma política pública que vai ao encontro da necessidade da retirada de unidades prisionais de áreas centrais e em expansão urbana ou com alta densidade populacional.
No caso específico de Sorriso, os reeducandos devem ser transferidos para Sinop ou outras unidades da região que estão sendo ampliadas e modernizadas para atendê-los com mais dignidade no processo de ressocialização.
A previsão do plano de ação do Governo é que a desativação acorra entre dez(10) e 12(doze)meses.
GAZETA DIGITAL