Um proprietário rural de Sapezal, foi multado em mais de R$ 3 milhões após ser flagrado por maus-tratos a mais de 2 mil cabeças de gado. A consulta foi aplicada após uma inspeção realizada pela Polícia Militar de Proteção Ambiental, na última sexta-feira (18), que constatou grave negligência com os animais. O rebanho foi encontrado sem comida, sem água e com pastas confortáveis.
A fiscalização, solicitada pelo Ministério Público de Mato Grosso, ocorreu em uma propriedade situada a aproximadamente 30 km da cidade de Sapezal. Durante uma vistoria, foi constatado que apenas um funcionário era responsável pelos cuidados dos animais e da propriedade. Vários bovinos foram flagrados em condições críticas, com sinais de desnutrição severa, ossos visíveis e dificuldades de locomoção. Além disso, dois bezerros, com idades entre 3 e 5 meses, foram encontrados mortos, enquanto ossadas de outros animais se espalhavam pela fazenda, evidenciando óbitos anteriores.
Os cochos de alimentação estavam vazios, o que corroborou a falta de manejo adequado. Além disso, o proprietário já havia sido notificado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA) em 2022 e 2023, devido à falta de nutrição adequada dos bovinos e à má qualidade das pastagens, mas não atendeu às exigências de regularização.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT