25.4 C
Mato Grosso
segunda-feira, 31, março, 2025

Fim de mês promete ser de muita chuva nos 142 municípios de MT, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (28) um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para o final de semana, em todo o estado de Mato Grosso. Conforme o Instituto, até a próxima terça-feira, 1º de abril, a previsão é de que as chuvas caiam nos 142 municípios do estado.

Segundo o Instituto, as chuvas são reflexo de uma frente fria que se aproxima do Sul do país e que também deve baixar as temperaturas nas regiões sudeste e centro-oeste, em especial Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a previsão, a primeira onda de frio, mais fraca, se forma no litoral de Santa Catarina nesta sexta-feira (28), trazendo aumento de umidade e mudança nos ventos na Região Sul, antes de se deslocar para o alto mar.

Uma segunda frente fria, mais forte, com início na fronteira da Argentina o Uruguai na segunda-feira (31), adentrará o Brasil, intensificando assim o ar frio e, consequentemente, resultando nas chuvas esperadas para os próximos dias.

De acordo com o Inmet, a previsão para os próximos dias em MT é de queda de chuvas de 20 a 30 mm/dia (milímetros por dia), com risco de ventania intensa de até 60 quilômetros por hora. Aém disso, há o risco de quedas de galhos de árvores, redes de transmissão e alagamentos em áreas de risco.

Em Cuiabá, diferente do calor tradicional da cidade, o final de semana promete ser de céu com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com termômetros oscilando entre os 25 ºC e 35 ºC.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Na “Capital do Nortão”Sinop junto com a chuva, há grandes chances de queda intensa de raios, com termômetros oscilando entre os 21ºC e 31ºC.

Já em Cotriguaçu , cidade próxima à divisa com o Estado do Amazonas, o céu também deve permanecer nublado, com grandes chances de chuva e, devido ao fato de estar situada na região da Amazônia legal, a umidade por lá deve ficar em 100%, o que pode contribuir para o “ataque” de distúrbios inflamatórios, como a rinite alérgica e a terrível sinusite. Lá, as temperaturas deverão girar na casa dos 23ºC e 30ºC.

Durante as chuvas, o Inmet recomenda à população evitar se abrigar debaixo de árvores ou marquises de prédios, além de evitar estacionar carros próximo a torres de transmissão de energia ou placas de propaganda (outdoor), e também evitar o uso de celulares ou outros aparelhos conectados à tomada.

ARI MIRANDA – ÚNICA NEWS

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias