21.6 C
Mato Grosso
domingo, 24, novembro, 2024

Guarda Municipal de Sorriso participará do curso de Polícia Comunitária

Os guardas municipais de trânsito (GMs) de Sorriso irão participar  da 2.ª etapa do curso intensivo para agentes de Polícia Comunitária, que será realizada na sexta-feira (22) e no sábado (23), pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária (CEPC-MT). O treinamento, que tem como objetivo formar novos membros da Polícia Comunitária na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) III, será de forma presencial no Centro de Eventos Ari José Riedi.

A partir desse curso, a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), por meio da Polícia Comunitária, quer ampliar em todo estado a presença dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), que atuam em conjunto com as demais policiais em ações de prevenção à violência e na melhoria da qualidade de vida da comunidade.

“Sabemos da importância desta iniciativa e fizemos questão de inscrever nossos guardas municipais para que possam desfrutar desta oportunidade em que poderão enriquecer ainda mais sua formação, o que se refletirá certamente, no melhor atendimento a todos os cidadãos sorrisenses”, destaca o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

No período em que os GMs estiverem em curso, a PM assumirá o atendimento a todos os acidentes de trânsito no Município. No entanto, se for necessário, o 153 pode ser normalmente utilizado, pois as ligações serão transferidas para a PM, que atende pelo 190.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: Clique aqui para receber as notícias

Sobre o Curso

Essa capacitação é destinada em especial aos policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, agentes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), servidores municipais e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos municípios que integram a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) III, que congrega 10 municípios da região.

O coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues Silva, esclarece que o curso não é voltado apenas para agentes de segurança pública, mas também a qualquer cidadão. “Os membros dos Consegs do município e das cidades vizinhas também estão convidados, pois a participação da sociedade é de extrema importância à melhoria da qualidade da segurança pública”, pontuou.

Também podem participar da formação, os membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública das cidades que integram a Risp III, que são os municípios de Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Nova Ubiratã, Feliz Natal, União do Sul, Vera e Cláudia.

“Esta é a 2ª etapa do ciclo que deverá ocorrer em todas as Regionais de Segurança Pública do Estado, o primeiro foi em Primavera do Leste em agosto deste ano”, destacou o coordenador estadual da Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues Silva.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, pontuou a importância dos Consegs que colaboram com as ações de segurança e qualidade de vida da comunidade. “Os conselheiros têm feito trabalhos formidáveis, relevantes e imprescindíveis à segurança pública em cada município do nosso gigantesco estado de Mato Grosso”, pontua o secretário.

Programação

Serão oito horas cursos com abordagem aos seguintes temas: Polícia Comunitária e Sociedade – Polícia Comunitária Comparada; Mobilização Social Comunitária; Segurança Pública e Conselhos Comunitários de Segurança Pública; e Gestão pela Qualidade na Segurança Pública.

O curso contará com palestrantes como o delegado de Polícia aposentado, Gênison Brito Alves Lima, que é mestre em Sociologia pela UFMT e autor do livro “Bastidores de um Conselho de Lutas” e o próprio coordenador estadual da Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, que também é mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e autor do livro “Polícia Comunitária em Mato Grosso: tensão entre Estado e Sociedade”.

As aulas também serão ministradas pelo coronel PM RR Júlio Martins de Carvalho, que é especialista em Segurança Pública e Polícia Comunitária; tenente PM Alex Sandro da Silva Valério, bacharel em Direito, Tecnólogo em Polícia Ostensiva e Tecnólogo em Segurança Pública e a tenente-coronel PM Emirella Perpetua Souza Martins, com uma palestra sobre Violência Doméstica.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3613-5538 ou pelo Whatsapp (65) 99315-0298.

Encontro dos Consegs

Junto ao curso, também será realizado no dia (23.10) o Encontro Regional dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública da região Norte. A ideia é proporcionar aos integrantes dos Consegs um dia para compartilhar experiências positivas, formatação e estruturação dos novos Conselhos.

Fonte: Nádia Mastella com Willian Silva | Sesp-MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias