Um helicóptero caiu em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (11).
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam na aeronave, o piloto e o copiloto. Eles foram socorridos conscientes.
O acidente ocorreu no bairro Chácara Boa Vista, ao lado da Efai – Escola de Aviação Civil. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da queda.
De acordo com os bombeiros, por volta das 9h10, a aeronave ainda tinha risco de explodir, mas não havia chamas.
“O acidente aconteceu no momento da decolagem. A aeronave, aparentemente, perdeu potência, e ela acabou colidindo com o caminhão-baú. Depois colidindo ao solo. O piloto parece que reduziu um pouco a potência, então não teve muita energia na queda. Não teve ignição, não teve nenhuma combustão, e os ocupantes foram retirados sem maiores intercorrências”, disse o tenente Rodrigo Munaiee.
Segundo ele, um dos ocupantes foi socorrido pelo helicóptero dos bombeiros e outro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o piloto, de 59 anos, foi socorrido com um trauma torácico pelo helicóptero da corporação e foi encaminhado ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. O outro homem, ainda não identificado, foi resgatado pelo Samu. Ainda de acordo com o Munaiee, eles estavam conscientes, porém confusos.
Após o acidente, os militares isolaram o local e fizeram a retirada da bateria da aeronave para minimizar os riscos.
Batida em caminhão
O motorista Ronaldo Gerônimo havia acabado de estacionar seu caminhão quando o acidente aconteceu. O helicóptero acabou colidindo contra o veículo dele.
Por sorte, ele já estava do lado de fora no momento em que o caminhão foi atingido. O baú refrigerado, que está carregado com chocolates, ficou danificado.
Características do helicóptero
Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero, um Guimbal Cabri G2, pertence à Efai, uma escola de pilotagem, e foi fabricado em 2015.
A aeronave comporta até 700 kg e pode levar apenas um passageiro. Ela possui um Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até janeiro de 2023 e situação normal de aeronavegabilidade.
O g1 Minas entrou em contato com a escola de pilotagem, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
A reportagem também aguarda retorno do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
g1