Em Sinop, a sede pelo poder e busca pela reeleição fez Roberto Dorner (PL), que tenta a todo custo emplacar a narrativa de que é de direita, se aliar com partidos da esquerda. A “mudança” de lado ficou ainda mais evidente após Dorner tentar “surfar” na onda e ser ignorado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que em abril esteve na Capital do Nortão.
Uma das mais recentes ações de Dorner em conjunto com a esquerda, foi a aproximação com o PDT. O atual prefeito de Sinop, inclusive, participou da convenção partidária da sigla, realizada há poucas semanas. Registros nas redes sociais mostram a participação de Dorner.
O diretório municipal do PDT de Sinop, inclusive, entrou com ação contra a visita de Bolsonaro em Sinop. A ação, atinge diretamente Bolsonaro, já que ele que fez questão de não ter Dorner ao seu lado durante a visita. Nesta ação, os aliados de Dorner pedem a quebra de sigilo bancário de Ilson Redivo, presidente do Sindicato Rural, de Moisés Debastiani, presidente da Acrinorte e das entidades que os dois representam.
O advogado autor deste pedido é Dhione Moura Geraldo da Silva (tesoureiro do PDT). Dhione, por sua vez, também tem procuração para advogar para o PL, partido em que Dorner está filiado.
Além disso, a presidente do PDT de Sinop, Jhoni Helen Crestani, é servidora de confiança de Dorner. Ela, inclusive, já foi nomeada pelo prefeito, para fazer parte do Fórum Permanente de Educação do Município de Sinop. Dorner também nomeou a presidente do PDT, para compor a Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Educação, um dos eventos mais importantes do setor a nível municipal.
Outro ponto que reforça o alinhamento de Dorner com a esquerda é que suas advogadas, Daniela Sevignani e Gabriela Sevignani, também são advogadas representantes do PDT. Daniela, inclusive, ocupa cargo de confiança na gestão Dorner, sendo de Superintendente Executivo Previdenciário do Previsinop.
Daniela e Gabriela também já foram responsáveis por ajuizar, através do PDT, uma ação em que Gilberto Cattani, um dos nomes mais fortes da direita mato-grossense e alinhado com Bolsonaro, foi condenado.
O prefeito de Sinop também tem ligação forte com a vereadora Professora Graciele, única representante do PT na Câmara Municipal. Ambos já pousaram abraçados para fotos em diversas ocasiões.
LIGAÇÃO ANTIGA COM A ESQUERDA
Apesar de ficar mais evidente recentemente, a ligação de Dorner com a esquerda já se arrasta há anos.
Nas eleições de 2010, quando Dorner se candidatou a deputado federal, ele recebeu apoio de Silval Barbosa, que disputava o Governo Estadual, e do petista Carlos Abicalil, que em 2008 havia sido líder do PT na Câmara Federal, e naquele pleito disputava o Senado.
À época, Dorner também pousou sorridente para fotos ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), evidenciando o alinhamento com a esquerda.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT