Mais de 80 toneladas de milho foram queimados durante um incêndio de grandes proporções em um secador de grãos de uma fazenda no município de Vera, no início da manhã dessa terça-feira (13).
A ocorrência foi atendida pela 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militares de Sorriso, a 420 km da Capital, por volta das 5h50 da manhã.
O incêndio
Segundo o Corpo de Bombeiros, com as chamas, a maioria dos produtos que estavam dentro do secador acabaram queimados totalizando mais de 80 toneladas de grãos perdidos.
Diante disso, os bombeiros precisaram resfriar a estrutura até que as chamas fossem controladas.
De acordo com os bombeiros, o trabalho teve um certo grau de dificuldade por causa do formato do secador de grãos, que possui vários compartimentos menores por dentro – as chamadas “colmeias”, onde os grãos ficam separados.
O problema é que essas colmeias são feitas para isolar os produtos dentro do secador, fazendo com que o calor do fogo dentro delas seja ainda maior, tornando o resfriamento e o combate ao fogo mais demorados.
Após cerca de 12 horas de trabalho e mais de 150 mil litros de água utilizados, os bombeiros conseguiram dar fim às chamas.
Para isso, dois caminhões e uma caminhonete foram necessários, além de maquinários e caminhões pipas oferecidos pelos próprios donos da fazenda.
As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas. O local passará por perícia e o caso segue sendo investigado.
PRIMEIRA PÁGINA