O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou Moisés Lopes Mendes, conhecido como “Neguinho”, a 11 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, por sua participação direta no roubo de uma aeronave modelo Cessna Aircraft /210 (PT-KEU) ocorrido em Cotriguaçu, a 950 km da capital mato-grossense, em 2015. A aeronave foi levada para a Bolívia e utilizada para o tráfico de drogas.
Na mesma sentença, proferida em 31 de outubro de 2024, Thiago Willian da Silva Freitas também foi condenado a 4 anos e 1 mês de prisão em regime semiaberto. Segundo a investigação, Thiago atuou como “operador logístico” do esquema, organizando pistas clandestinas e “aeroportos” para facilitar o tráfego por meio de aeronaves. De acordo com interceptações telefônicas, ele era o responsável pela intermediação de pistas no estado do Pará para transporte de drogas e outras atividades ilícitas ligadas à organização.
As investigações apontam que ambos faziam parte de uma organização criminosa liderada por Djalma de Paula da Silva, conhecido como “Chacal”, envolvido em uma série de crimes do “Novo Cangaço”, incluindo roubos e furtos de maquinários, além do tráfico de entorpecentes. Segundo a denúncia, a organização praticou uma gama de crimes, como roubo, adulteração e recepção de veículos e maquinários, além de crimes dolorosos contra a vida.
Um dos crimes atribuídos à organização foi a apreensão de 80 kg de maconha em Sorriso, também em 2015, evidenciando a atuação abrangente do grupo em diferentes cidades de Mato Grosso.
Com a observação, a Polícia Civil e o Ministério Público seguem acompanhando as atividades da organização para desarticular possíveis operações remanescentes e identificação de outros envolvidos.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT