A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um grupo que promete “caçar e espancar” criminosos que roubam cariocas e turistas, principalmente em Copacabana. Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostram quando os “justiceiros” saem às ruas em busca dos ladrões, cobrindo os rostos, enquanto gritavam palavras de ordem.
Em outro vídeo atribuído ao grupo, é possível ver um jovem ensanguentado, depois de ter sido supostamente agredido pelos “justiceiros”. Outras imagens, que passaram a viralizar na terça-feira (5), mostram uma correria registrada entre os suspeitos entre os bairros de Botafogo e Laranjeiras.
Em mensagens, que circulam em grupo de WhatsApp, um grupo chamado “União dos Crias” diz que vai partir para cima dos criminosos com ajuda de um soco-inglês. “Eu vou partir assim, quebrar osso da cara. Deixar eles [SIC] pior do que eles deixaram o coroa”, disse um dos integrantes.
Em nota, a Polícia Civil informou que tomou conhecimento sobre a ação dos “justiceiros” e informou que diligências são realizadas pela 12ªDP (Copacabana) e 13ªDP (Ipanema) para identificar os envolvidos e esclarecer os fatos.
A corporação ressaltou que fazer “justiça com as próprias mãos” é um crime previsto no artigo 345 do Código Penal Brasileiro, cuja pena é detenção de 15 dias a um mês ou multa, além da punição correspondente à violência cometida.
Fonte: Metro