25.6 C
Sorriso
quarta-feira, 30, outubro, 2024

Lei que institui novo zoneamento urbano é sancionada pela Prefeitura de Sorriso

Uma cidade vocacionada para crescer precisa também estar organizada para seguir evoluindo de maneira sustentável, ou seja, os alicerces “economia”, “pessoas” e “meio ambiente” precisam estar conectados e proporcionais.  Por meio da Lei Complementar 415, sancionada na segunda-feira (2), pelo prefeito Ari Lafin, foi alterado o zoneamento, o uso e a ocupação do solo de Sorriso. Esta lei é uma das que compõem a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

“Precisamos entregar à próxima gestão as ferramentas necessárias para seguir contribuindo para a maturação de nossa cidade, que vive seu momento de intenso crescimento, portanto,  com este novo zoneamento, estamos entregando um protocolo que vislumbra uma cidade arrojada, cosmopolita e, ao mesmo tempo, focada no bem-estar de sua gente”, comentou o prefeito, agradecendo ao Legislativo pelo apoio neste processo.

Entre as principais alterações da nova normativa em relação à Lei Complementar 108, 2009, o secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, lista a liberação de edifícios de pavimentação livre nas principais avenidas da cidade, a criação de zonas de utilização mista, e a implantação da Comissão de Análise de Atividade (CAA).

Com isso, condomínios verticais devem se tornar mais presentes na paisagem urbana e a cidade deve se tornar mais homogênea com a criação das zonas mistas. E engana-se quem pensa que isso pode demorar muito a acontecer. Ednilson aponta a região próxima à Rodoviária como um local que, rapidamente, deve se consolidar como zona mista, visto que é composto por terrenos ocupados por grandes estabelecimentos comerciais, como atacados e lojas de departamentos, e também por um loteamento residencial.

O secretário detalha que mecanismos foram criados para permitir que este processo de homogeneização seja estruturado levando-se em consideração o bem-estar das pessoas. Para tanto, a atualização do código de obras, também recentemente aprovado, traz a necessidade da apresentação de estudos específicos como o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Risco de Impacto de Trânsito (RIT).

“Sorriso tem um potencial muito grande de desenvolvimento e, como Executivo, precisamos estar atentos a este processo, ofertar a infraestrutura necessária à nossa iniciativa privada, mostrar este potencial além das nossas fronteiras e cuidar para que este processo se dê de maneira a garantir que, mesmo com economia pujante, Sorriso continue com aquele ‘jeitinho de interior’, sempre um lugar excelente para viver, constituir família, criar as crianças, estudar, amadurecer e envelhecer com muita qualidade de vida”, pontua o prefeito.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

ASSESSORIA

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias