O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu trocar o avião presidencial e pediu à Força Aérea Brasileira (FAB) que viabilize o pedido. O projeto inicial foi apresentado ao chefe do Executivo nesta quarta-feira, 31, em um almoço com o Alto Comando da Aeronáutica.
O atual Airbus A319CJ que atende à Presidência da República vai dar lugar ao A330-200, comprado em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A aeronave havia sido comprada para uso militar, com a previsão de ser equipada para abastecer caças em voos.
O objetivo de Lula é ganhar mais autonomia nas viagens presidenciais, especialmente as intercontinentais. Isso porque a atual aeronave presidencial tem capacidade de voo de cerca de 7 mil quilômetros, e são necessárias muitas escalas. Com o novo modelo, é possível percorrer o dobro da distância sem escalas.
O futuro novo avião presidencial também poderá aumentar o número de pessoas a bordo. Além disso, o aposento com cama de casal vai ser maior e contará com uma sala mais ampla para reuniões durante a viagem, nas quais Lula receberá convidados.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
Frota de helicópteros à disposição de Lula
Além da atual aeronave, o presidente tem à disposição uma frota de helicópteros e aviões de diferentes tamanhos. Todos são de responsabilidade da FAB e integram o Grupo de Transporte Especial.
REVISTA OESTE