Sorriso e Sinop estão entre os municípios que mais impulsionaram a geração de empregos em Mato Grosso no primeiro mês de 2024. O estado, sozinho, foi responsável por 43,1% do total de vagas criadas na região Centro-Oeste, com saldo positivo de 17.253 novos postos de trabalho.
Sorriso se destacou com a criação de 1.195 novas vagas, seguida por Sinop com 1.025. Rondonópolis também aparece no ranking com 1.183 novos postos de trabalho. A capital Cuiabá, por sua vez, gerou 176 novas vagas.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que o bom desempenho do estado se deve ao agronegócio. “É possível observar que em Mato Grosso, o saldo positivo é reflexo da maior parte dos empregados em municípios com economia voltada ao agronegócio”, afirma.
Setores que mais geraram empregos:
- Agropecuária: 9.172 novos postos de trabalho
- Comércio e serviços: 5.374 novos postos de trabalho
- Indústria: 1.555 novos postos de trabalho
- Construção: 1.152 novos postos de trabalho
Estoque de empregos:
Mato Grosso possui um estoque de 935.831 postos de trabalho, com Cuiabá (22%) e Rondonópolis (8%) liderando em participação. Sinop e Várzea Grande possuem cerca de 6% cada. O estoque de empregos no estado cresceu 4,5% em comparação com janeiro de 2023.
Impacto na economia:
A criação de empregos em regiões mais distantes da capital pode favorecer as economias locais e fortalecer outros setores além da agropecuária, como comércio e serviços. Uma maior renda das famílias se conecta ao aumento do consumo, dinamizando os negócios em todo o estado.
Perspectivas para o futuro:
Os resultados positivos em 2024 são um bom indicador para o futuro do mercado de trabalho em Mato Grosso. O saldo positivo de janeiro ajuda a recuperar o saldo negativo de dezembro e pode impulsionar a criação de novas vagas nos próximos meses.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT COM ASSESSORIA