O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para a baixa umidade em 110 dos 141 municípios nesta sexta-feira (2). Até às 17 horas, a previsão é de umidade do ar entre 12% e 20%, equivalente ao que é registrado na região do “Deserto do Saara”.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
Só escapa do clima extremamente seco a região nordeste do estado. “Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, diz trecho do alerta que também atinge os estados do Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e parte da Bahia.
Entre as recomendações para esse período de alerta estão o consumo de muito líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol, além do uso de hidratante e umidificador de ambientes.
Fim de semana de muito calor também em Sinop, com máxima de 39º C e umidade relativa do ar na casa dos 10%. Situação parecida em Alta Floresta (803 km ao norte) com máxima de 40º C no sábado e domingo e umidade do ar variando entre 10% e 50%.
O final de semana também será de muito calor e tempo seco na Capital. para o sábado (3) a previsão é de máxima de 35º C e no domingo de 34º C. Já a umidade do ar não ultrapassa os 30%, quando o recomendado é acima dos 40% por causa dos riscos às pessoas.
E nem mesmo subir a serra e ir para Chapada dos Guimarães vai adiantar, pois por lá os termômetros vão chegar aos 39º C e a umidade do ar em 10%. A previsão também é de céu com poucas nuvens e névoa seca.
Em Cáceres bem mesmo o céu com muitas nuvens vai conter o calor que nesta sexta-feira chega aos 40º C. No sábado a temperatura varia entre 18º C e 35º C e no domingo de 17º C a 35º C.
Quem também vai enfrentar esse aumento da temperatura são os moradores de Barra do Garças (509 km a leste), com temperaturas entre os 18º C e os 37º C, além de céu com poucas nuvens e névoa seca. A cidade também enfrenta alerta de baixa umidade, que poderá chegar a 20% no final de semana.
J1 AGORA