30.2 C
Sorriso
domingo, 27, outubro, 2024

Mauro Mendes diz que Bolsonaro culpa estados por aumento do combustível para não ser acusado

Secom-MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), afirmou em entrevista à Rádio Capital FM nesta segunda-feira (20) que o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido), culpa os governadores sobre o aumento dos combustíveis em todo o Brasil para que ele não seja acusado.

“Com todo respeito a você e ao presidente. Bolsonaro ataca os outros para não ser atacado. Porque na verdade, olha só, o presidente Bolsonaro talvez não disse para você e é verdade, a Petrobrás aumentou 51% este ano o preço lá na refinaria, quem manda na Petrobrás? Quem manda na Petrobrás é o presidente. É o Governo Federal. O presidente podia ter feito a parte dele, reduzir pela metade, abaixar o preço na Petrobrás que abaixaria aqui na bomba”, disse.

Somente em 2021 a Petrobrás reajustou o preço dos combustíveis nas refinarias nove vezes. Esses aumentos impactam o preço do gás de cozinha dos combustíveis nas bombas dos postos em todo o Brasil. Esses reajustes já somam um aumento de 51% somente em 2021.

Mauro reforçou que a porcentagem de imposto que é cobrado sobre os combustíveis não é alterada em Mato Grosso nos últimos 10 anos. E no caso do gás de cozinha, a alíquota é de 12%, a menor possível no estado. O governador ainda ressaltou que o Governo Federal é quem “manda” na Petrobrás e com isso poderia interferir na política de preços dos combustíveis.

“Há mais de 10 anos não tem mudança na alíquota do imposto do combustível em Mato Grosso. Só este ano a Petrobrás aumentou 51% o combustível. Então para o presidente ao invés de ficar explicando isso, ele acusa. Essa tática todo mundo já conhece, essa tática cola para alguns, mas para quem sabe a verdade não cola. A Petrobrás teve o seu maior lucro da história nos últimos 3 meses. Sabe quem é dono do Petrobrás junto com o Governo Federal? 41% é investidor. Então a maior parte vai para o Governo Federal, 40% vai pra gringo e 20% vai para os investidores brasileiros. Agora quem manda na Petrobrás é o Governo Federal”, reforça.

O presidente Jair Bolsonaro vem atacando os governadores sobre os aumentos constantes dos combustíveis. Bolsonaro aponta que o preço aumentou devido o aumento dos impostos estaduais cobrados diferentemente em cada estado do Brasil.

Fonte:Redação/Capital Notícia

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias