
Sorriso, Sinop e Boa Esperança do Norte estão entre as 46 cidades do Mato Grosso que podem ganhar novas rádios comunitárias. O Ministério das Comunicações abriu seleção pública para fundações e associações interessadas em operar emissoras em 795 municípios de 21 estados brasileiros. As propostas devem ser enviadas até 14 de março.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destaca a importância das rádios comunitárias para promover a cultura regional e a diversidade em locais com pouca oferta de emissoras. “Nossa meta é democratizar a comunicação e promover a inclusão digital. O governo Lula busca não deixar ninguém para trás, e as rádios comunitárias desempenham um papel fundamental nesse sentido”, afirma o ministro.
O edital faz parte do Plano Nacional de Outorgas – PNO RadCom 2023/2024, que prevê a concessão de novas outorgas para o serviço de Radiodifusão Comunitária. A diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do ministério, Daniela Schettino, ressalta o trabalho da pasta para melhorar as condições de operação e autorização das rádios comunitárias. “Nossa expectativa é ter pelo menos uma rádio comunitária em cada município do país”, declara Schettino.
Nos últimos dois anos, o Ministério das Comunicações autorizou o funcionamento de 206 rádios comunitárias em todo o Brasil, um aumento de 275% em relação aos dois anos anteriores. Em 2023, foram registradas 121 novas autorizações, o maior número dos últimos 13 anos.
Cidades do MT contempladas: Além de Sorriso, Sinop e outras 43 cidades do Mato Grosso estão na lista do edital. Entre elas, Alto Araguaia, Araguaiana, Araputanga, Brasnorte, Carlinda, Figueirópolis D’Oeste, Jangada, Luciara, Nortelândia, Nova Brasilândia, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, São Félix do Araguaia e Vila Bela da Santíssima Trindade.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT