Acidentes aéreos com aviões agrícolas foram mais fatais em quatro meses deste ano, em Mato Grosso, do que no ano inteiro de 2022. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de janeiro a abril deste ano, já foram três mortes envolvendo acidentes com aeronaves de pequeno porte em lavouras mato-grossenses, já no ano passado toda foram registrados duas mortes.
Conforme os dados do centro de pesquisa, em 2023, já ocorreram 12 acidentes com aeronaves no Estado, sendo causados por queda de altitude, saída de pista e perda de controle. Dessas 12 ocorrências, oito foram com aeronave agrícola no primeiro quadrimestre. O total até agora quase alcançou todos os registros no ano anterior, quando o Cenipa aponta que, de janeiro a dezembro de 2022, foram registrados nove acidentes aéreos com aviões de pequeno porte agrícola no Estado.
Conforme o órgão, 2023 já bateu o recorde de 10 anos, período em que não passava de cinco acidentes por ano completo. As cidades onde ocorreram os acidentes são Tapurah, Diamantino, Sorriso, Nova Ubiratã, Juína, Brasnorte e Porto dos Gaúchos. Nesta última citada foram dois acidentes com a diferença de nove dias, sendo um no dia 13 de março e o outro, no dia 22.
HIPER NOTÍCIAS