Com a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de escolher um novo candidato a vice-presidente, o general da reserva Hamilton Mourão pretende se candidatar a senador pelo Rio Grande do Sul.
A indicação foi feita pelo vice-presidente a um grupo de aliados. Segundo relatos feitos à CNN, o militar tem excluído a possibilidade de disputar um governo estadual, seja pelo Rio Grande do Sul seja pelo Rio de Janeiro.
O general da reserva pretende definir seu destino político até o final deste mês. Para uma disputa ao Senado Federal, ele avalia trocar de partido. Hoje, Mourão é filiado ao PRTB.
Como a sigla é pequena, sem muito acesso a fundo eleitoral e tempo de televisão, ele negocia o ingresso em partidos como PP, Republicanos e União Brasil, criado da fusão entre PSL e DEM.
Em entrevista à CNN, o general da reserva avaliou que o general Walter Braga Netto, ministro da Defesa, seria “uma pessoa extremamente capacitada para ser o novo vice-presidente junto com o presidente Jair Bolsonaro”.
Apesar de ressaltar que a escolha do vice-presidente ainda não foi cravada pelo presidente, Mourão destacou que Braga Netto “tem um excelente relacionamento” com Bolsonaro. “Talvez não tenha sido muito bem compreendido e tenha faltado talvez, da minha parte, mostrar isso mais para o presidente. O resto é questão de foro íntimo, cada um escolhe aquele que melhor lhe aprouver”, opinou.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.
CNN BRASIL