Mato Grosso teve dois municípios entre os mais quentes do Brasil em 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cuiabá registrou a segunda maior temperatura do país, com 44,1°C, enquanto Santo Antônio de Leverger ficou na 10ª posição, com 43°C. O recorde do ano foi de Goiânia, em Goiás, que atingiu 44,5°C. As três temperaturas extremas foram registradas em 6 de outubro.
De acordo com o Inmet, 2024 foi o ano mais quente no Brasil desde 1961. A temperatura média no país foi de 25,02°C, marcando um aumento de 0,79°C em relação à média histórica de 1991-2020, que era de 24,23°C.
O instituto atribuiu o aumento das temperaturas a fatores como o El Niño e as mudanças climáticas globais. “O Inmet obteve uma tendência de aumento estatisticamente significativo das temperaturas ao longo dos anos, que pode estar associada à elevação da temperatura global e às mudanças ambientais locais”, destacou o órgão.
Gravações de chuva
Além das temperaturas extremas, Mato Grosso também figurou entre os municípios com os maiores volumes de chuva do país. Água Boa, localizada a 730 km de Cuiabá, registrou 717,4 mm de chuva em novembro, ocupando o 9º lugar no ranking nacional. O maior índice foi observado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com 845,3 mm em maio.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT