Em sermão no Santuário Nacional de Aparecida (SP), nesta quinta-feira, 12, o arcebispo dom Orlando Brandes fez um apelo contra o aborto.
“Nossa Senhora Aparecida é a senhora da vida”, disse. “Por isso, hoje nós dizemos sim à vida, não ao aborto.”
Católicos que lotavam a basílica, maior santuário mariano do Brasil, aplaudiram o discurso do religioso.
Ao longo deste Dia de Nossa Senhora, sete missas estão programadas para acontecer no Santuário Nacional; ele fica na cidade de Aparecida, a aproximadamente 200 quilômetros da capital paulista.
Após a celebração, o arcebispo fez nova referência em favor da vida: “a vocação à vida é a primeira das vocações”, afirmou o arcebispo, depois da missa, em entrevista coletiva. “A vida tem o direito de se desenvolver”.
Para o religioso, “não há santidade sem o primeiro degrau da escada, que é exatamente a justiça, a preservação da vida, os direitos humanos e a dignidade humana, desde a concepção até o final da vida”.
Conforme dom Orlando, o direito fundamental da pessoa humana é o direito à vida. “Se esse direito à vida não é respeitado, todos os outros caem”, concluiu.
Ainda durante a missa, o católico falou sobre o problema do desmatamento no país: “não ao desmatamento, à depredação da mãe terra”.
Sobre a programação
O arcebispo comandou a principal cerimônia religiosa do dia, cujo tema foi “vocação”. As missas tiveram início às 4h30 e seguem até às 20 horas. Quase 35 mil pessoas irão assistir aos sermões presencialmente.
A Festa da Padroeira 2023 está com uma programação extensa, que vai desde novenas e procissões a passeios ciclísticos e apresentações musicais.
Neste dia 12, o Santuário Nacional recebe fiéis de todo o país desde às 5 horas. O espaço continua aberto ao público até às 18 horas.
A Basílica Histórica poderá ser visitada das 6 horas às 19 horas. Já a Sala das Promessas estará aberta ao público das 5 horas às 18 horas.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
REVISTA OESTE