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terça-feira, 5, novembro, 2024
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Sinop – Com R$ 123 mil, prefeitura não consegue contratar chaveiro

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A prefeitura de Sinop continua precisando de um chaveiro. Mesmo estando disposta a gastar mais de R$ 100 mil com cópias de chaves e trocas de fechaduras, a gestão municipal não conseguiu atrair nenhuma empresa “apta” para fornecer o serviço ao município.

A tentativa de contratação foi feita através do pregão presencial 024/2021, realizado na última terça-feira (3). O objetivo do certame era contratar uma empresa especializada em prestação de serviços de chaveiro. Serviços básicos, como cópias de chave, consertos e aquisição de fechaduras. A licitação grande, com 25 itens diferentes, teve um valor de referência de R$ 123,7 mil.

A compra era para atender a demanda da Secretaria de Educação, com suas 39 unidades – incluindo a gerência de Esportes. Só em cópia de chaves, a previsão do edital era de 712 peças.

Apesar de ser um contrato “gordo” para qualquer chaveiro, apenas uma empresa se apresentou. Sem concorrência no pregão, essa empresa acabou apresentando propostas seguindo o valor cheio do edital – sem conceder nenhum desconto ou redução no preço.

Mesmo assim a empresa não levou o contrato. Depois dos lances, quando os envelopes com os documentos de habilitação foram abertos, a empresa acabou sendo desclassificada. Segundo o pregoeiro, a empresa apresentou a certidão de falência e concordata vencida. Como era uma exigência do edital, o único chaveiro que disputou a eleição foi inabilitado.

O certame foi declarado fracassado. Uma nova licitação deve ser lançada para tentar, mais uma vez, contratar o serviço.

Fonte: Jamerson Miléski – GC Notícias

Lucas do Rio Verde comemora 33 anos com lançamento de ferrovia

Lucas do Rio Verde, no médio norte mato-grossense, com 67.620 habitantes (45.556 em 2010), distante 336 quilômetros de Cuiabá, 16º município brasileiro com maior valor de produção agrícola, comemora 33 anos de emancipação administrativa nesta quinta-feira (05.08), com investimentos estaduais em moradia, pavimentação urbana, educação, assistência social e em infraestrutura ferroviária.

Em julho, o governador Mauro Mendes lançou o edital de chamamento público para a construção da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso, interligando Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá e Nova Mutum, e conectada à malha ferroviária nacional.

Investimento de R$ 12 bilhões, com geração estimada de mais de 235 mil empregos, a previsão é a de que o Terminal de Lucas do Rio Verde seja concluído até o 2º semestre de 2028.

Também em julho foi assinado aditivo com a Caixa Econômica Federal para aporte de R$ 2,2 milhões, recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), para a retomada das obras de 350 unidades habitacionais do Residencial Vida Nova II, no município.

Resultado de convênio com a Sinfra/MT, a prefeitura luquense abriu licitação para execução de pavimentação asfáltica, meio fio e sarjeta, no Loteamento Venturini.

Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) investe na construção da Escola Estadual Tarsila do Amaral, que atenderá cerca de 1.400 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Serão 16 salas de aula, laboratórios de informática, de química, biblioteca, além de toda a estrutura administrativa e a quadra poliesportiva com vestiários. Os investimentos são de R$ 8,699 milhões.

Assistência Social

Por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setasc), além da entrega de 2.416 cartões do Ser Família Emergencial, foram doados a famílias carentes do município 1.300 cestas básicas entre 2020 e 2021 pelo programa Vem Ser Mais Solidário e 553 cobertores, pelo Aconchego.

A Setasc atuou na intermediação de oferta de empregos, com 7.380 vagas oferecidas, 6.595 inscritos, 37.595 encaminhados e 2.943 colocados. Também intermediou a concessão de seguro-desemprego, dos quais 8.237 formais e 254 domésticos.

Segurança

Lucas do Rio Verde é um dos 50 municípios a serem beneficiados com a implantação de radiocomunicação digital, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP). Esta é a terceira etapa do Projeto, que prevê todo o Estado utilizando a ferramenta até o próximo ano.

Saúde e repasses

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) repassou ao município 5.575 testes rápidos para detecção do coronavírus e medicamentos para combatê-lo, num total de 239.804 comprimidos, entre azitromicina (29.490), ivermectina (23.592) e dipirona (186.722), também distribuído em gotas, com 4.587 frascos.

Entre 2020 e junho de 2021, o Governo do Estado repassou R$ 152,5 milhões aos cofres municipais em ICMS, IPVA e Fethab; R$ 1,88 milhão em assistência social, transporte escolar entre 2019 e 2020; e R$ 19,9 milhões em fundos de saúde entre 2019, 2020 e 2021.

Economia

Segundo o IBGE, 2.877 empresas ou organizações em operação no município – entre elas, duas agroindústrias (proteína animal e biocombustíveis), uma indústria de fertilizantes, uma de químicos e duas distribuidoras de insumos – responderam pela sexta maior massa salarial de Mato Grosso.

Entre salários e outras remunerações, pagaram R$ 777,617 milhões a 26.881 pessoas ocupadas (41% da população), das quais 22.956 assalariados. Média de 2,6 salários mínimos mensais.

Mesmo ocupando a 16ª posição no ranking nacional dos municípios com maior valor de produção agrícola em 2019, os setores de serviços (R$ 1,8 bilhão) e indústria (R$ 1,222 bilhão) foram os principais responsáveis pela composição do Produto Interno Bruto (PIB) Municipal de 2018, de R$ 4.569 bilhões, o sexto maior do Estado e cujo percentual de crescimento em relação ao ano anterior foi de 22,7%.

Agropecuária (R$ 637,09 milhões) veio em seguida, acompanhada de administração pública (R$ 416,978 milhões) e impostos (R$ 487,123 milhões). O PIB per capita foi R$ 72.058,74.

Sexto colocado na produção estadual de milho (1,04 milhão de toneladas) e sétimo em algodão (179,78 mil toneladas) em 2019, Lucas do Rio Verde cultiva ainda 789,6 mil toneladas de soja, além de arroz, feijão, mandioca, melancia, melão, sorgo, borracha, coco-da-baía, limão e tangerina.

O município também se destaca na pecuária mato-grossense. É o segundo maior produtor estadual de alevinos (6,5 milhões), terceiro maior rebanho galináceo (7,4 milhões de cabeças) e sétimo rebanho suíno (133,129 mil).

Detém um rebanho bovino com 37,29 mil cabeças, das quais 1,7 mil vacas, com 2,75 milhões de litros de leite; um plantel de 362,4 mil galinhas com quase 5,5 milhões de dúzias de ovos e 3.410 ovinos, além de 4,5 toneladas de mel de abelha e 530 toneladas de peixes em cativeiro.

Na silvicultura, conta com 5,9 mil hectares de eucaliptos plantados, 20 mil m3 de lenha e 3,9 mil de madeira em tora.

Fonte: Cenário MT

Câmara aprova texto-base do projeto de privatização dos Correios

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A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (5), o texto-base do Projeto de Lei (PL) 521/21 que trata da privatização dos Correios. A proposta, encaminhada pelo governo em fevereiro, autoriza a exploração de todos os serviços postais pela iniciativa privada. Foram 286 votos a favor, 173 contra e duas abstenções. Os deputados analisam agora destaques ao projeto.

O relator do projeto, Gil Cutrim (Republicanos-MA), apresentou parecer favorável à privatização da empresa. Entre os pontos, o parecer diz que a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) será transformada em uma empresa de economia mista, chamada de Correios do Brasil, e modifica a função da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que também será responsável por regular os serviços postais.

De acordo com o projeto, as tarifas terão reajustes anuais e poderão ser diferenciadas geograficamente com base no custo do serviço, na renda dos usuários e nos indicadores sociais. Para os serviços de cartas, o projeto prevê uma tarifa social para atendimento dos usuários que não tenham condições econômicas de pagar pelo serviço.

O relatório determina ainda exclusividade da nova empresa na operação dos serviços postais pelo prazo de cinco anos e proíbe o fechamento de agências que garantem serviço postal universal em áreas remotas. Esse prazo, segundo o projeto, poderá ser prorrogado.

A exclusividade inclui serviços postais como atendimento, coleta, triagem, transporte e distribuição no território nacional e expedição para o exterior de cartas e cartões postais; serviço público de telegrama; e atendimento, coleta, triagem, transporte e distribuição no território nacional e expedição para o exterior de correspondência agrupada.

O parecer também determina que os trabalhadores da ECT não sejam demitidos pelo período de 18 meses após a privatização. Eles poderão, entretanto, pedir demissão voluntária até 180 dias após a desestatização. O funcionário que decidir pelo desligamento terá direito a indenização de um ano de remuneração, com manutenção do plano de saúde por 12 meses a partir do desligamento e ingresso em um programa de requalificação profissional.

Votação

A votação da proposta gerou polêmica no plenário, com discursos contra e a favor da privatização.

Na opinião do relator, a privatização dará mais agilidade aos Correios e atrairá mais investimentos. “Na verdade, a empresa carece de agilidade, de eficiência, de investimentos e de um planejamento de futuro. Os números contábeis, financeiros e de efetividade na prestação de serviço demonstram que os Correios brasileiros perderam o viço e não conseguiram se modernizar diante dos desafios da revolução tecnológica que estamos vivendo”, afirmou.

O deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) destacou que os Correios atingem 100% dos municípios brasileiros, levando encomendas mesmo em lugares que não dão lucro para a empresa. Para Freixo, com a privatização, a maioria das cidades vai ter problemas para receber os serviços dos Correios, uma vez que, dos 5.570 municípios do país, apenas 324 dão lucro à empresa.

“Quero ver se a iniciativa privada, ao assumir, vai chegar aos municípios mais pobres, que não dão lucro”, disse o parlamentar. “Essa votação é para criar um monopólio, afastar os Correios na concorrência nas compras eletrônicas. O correio é uma empresa lucrativa. Para modernizar os Correios basta ter vontade política. Pegar o valor do próprio lucro que a empresa fornece e capacitar melhor, fornecer mais. São mais de 90 mil funcionários capacitados, basta capacitar mais”, enfatizou.

Alex Manente (Cidadania-SP) ressaltou que o Estado abrirá mão da empresa, mas manterá o controle do setor por meio de uma agência reguladora. “Estamos nesse projeto privatizando, mas dando ao Estado o poder de controle através da agência reguladora, dando condições de ter de concorrência em um setor fundamental.”

Já o deputado Orlando Silva (PcdoB-SP) lembrou que, na maioria dos países desenvolvidos, o serviço postal é prestado pelo Estado e citou o exemplo dos Estados Unidos, onde uma empresa pública presta o serviço.

Silva disse que, lá, o Estado tem atuado diretamente para induzir o desenvolvimento econômico. “Aqui no Brasil estamos abrindo mão de instrumentos que poderiam servir de suporte para a retomada do crescimento, sem falar na qualidade dos serviços que a empresa oferece”, lamentou.

Fonte: Cenário MT

Sorriso se destaca como um dos maiores geradores de empregos de Mato Grosso

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Sorriso é o segundo município que mais gera empregos formais em Mato Grosso, é o que afirma o Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ficando atrás apenas de Cuiabá.

No primeiro semestre de 2021, Sorriso fechou todos os meses com saldo positivo. Somente em junho o município registrou o saldo de 885 novas vagas de empregos. Conforme o Caged, foram 1.401 desligamentos e 2.286 novas contratações.

O comércio foi o líder de contratações, com 520 demissões e 761 contratações, resultando no saldo positivo de 241 pessoas que entraram para o mercado de trabalho somente em junho.

O segundo melhor desempenho foi o setor de serviços, criando 239 vagas, seguido da indústria, com 169 novas oportunidades. O quarto melhor desempenho foi do setor agropecuário, ao criar 123 novas vagas, seguido do setor da construção civil, que gerou 113 novas oportunidades. Totalizando assim, a inserção de 885 pessoas ao mercado de trabalho sorrisense.

Para o prefeito Ari Lafin, o fomento ao comércio, geração de emprego e renda têm sido prioridade para a Administração Municipal. “Buscamos fomentar o comércio local, valorizando todos os seguimentos, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, além disso, estamos investindo na qualificação de mão de obra, proporcionando cursos gratuitos por meio da secretaria de Assistência Social e parceiros, isso tudo pensando no desenvolvimento econômico e também social da nossa linda e pujante Sorriso”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

O avanço na geração de empregos tem sido o resultado dos grandes investimentos e a parceria entre Prefeitura e instituições, é o que afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira. “Este é o resultado desenvolvido por meio da parceria entre a Administração Municipal e todas as instituições do município. Um trabalho em conjunto com o objetivo de fortalecer cada vez mais o comércio local em todos os setores, união esta que tem dado resultado”, destacou o secretário.

Com os resultados apresentados pelo Caged, Sorriso lidera o ranking da geração de empregos entre os municípios do interior de Mato Grosso, ficando atrás apenas da capital, Cuiabá.

Por: Cenário MT

China suspende compra de carne da unidade da BRF em Lucas do Rio Verde

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A unidade da BRF localizada em Lucas do Rio Verde (MT), uma das maiores produtoras de carne da companhia, foi suspensa pela China, segundo informação no site da Administração Geral de Alfândegas do país (GACC) confirmada pela companhia na última terça-feira (3).

A empresa não detalhou se o embargo foi imposto à proteína suína ou de frango.

“A BRF informa que teve ciência por meio do site do GACC a respeito da suspensão […] a companhia tomará as medidas cabíveis e trabalhará na reversão da situação com as autoridades chinesas e brasileiras”, disse a empresa em nota.

A empresa ressaltou, no entanto, que ainda não foi notificada oficialmente sobre a medida pela China.

“A BRF reforça que possui confiança em seus rigorosos processos de segurança de alimentos e de qualidade e reafirma seu compromisso em continuar aprimorando os controles internos para garantir os mais elevados padrões de qualidade e segurança.”

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse em nota que apoiará sua associada BRF na apresentação das elucidações para restabelecimento da habilitação da unidade de Lucas do Rio Verde para a China.

“A ABPA confia que a situação será rapidamente esclarecida, restabelecendo as exportações da unidade para o mercado chinês”, informou no comunicado.

De acordo com a entidade, as carnes de aves e suínos do Brasil são enviadas para mais de 150 nações nos cinco continentes do mundo, o que confirma a segurança dos produtos.

A China é a principal compradora de carne suína do Brasil.

Fonte: G1MT   

Sorriso: Detran com PM realizam ação educativa Amigos da Rodada com direito a prêmio

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etran com apoio da PM realizou na última noite (04), uma ação educativa “amigo da Rodada” sendo caracterizada por abordagens em bares/restaurantes do município de Sorriso. O intuito da ação não é o de coibir o consumo de bebida alcoólica, mas sim de coibir a perigosa combinação da ingestão de bebida e direção, além de identificar quem está agindo prudentemente e realizar um reforço positivo às condutas seguras.

Durante as abordagens aos frequentadores de bares e restaurantes, foi procurado identificar ” amigos da rodada” sendo aquela pessoa que deixa de beber para transportar os demais em segurança, onde ao ser identificado, o amigo da rodada se dispõe a realizar o teste do etilômetro que se tiver resultado zerado, é premiado com um pequeno brinde (na ocasião uma necessaire, com o sugestivo tema Siga Seguro).

As pessoas que realizaram o teste foram alertadas que a pior de todas as consequências seria se envolver em acidente, porém se fossem flagrados dirigindo sob a influência de álcool com o teor aferido, teriam incorrido em infração gravíssima ou mesmo crime de trânsito com multa no valor de 2.934,70 além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses e nos casos de índice que incidem em crime a prisão em flagrante.

Nessa ação, foram abordados e orientados aproximadamente 150 frequentadores de bares e restaurantes e identificados 12 amigos da rodada.

Por: MT Noticias

Morre de Covid mulher que era esperada pelo marido no gramado de hospital

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Morreu de Covid na tarde desta quarta-feira (4) Cristiane Fagundes Hahn, que estava internada no Hospital Metropolitano. O caso de Cristiane ficou famoso porque seu marido, o empresário Jarcedi Hahn, colocou uma cadeira no gramado do hospital para esperá-la ter alta. Ela foi internada no dia 11 de julho, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Jarcedi passou todos os dias de internação da mulher sentado em uma cadeira de praia à espera de Cristiane (relembre o caso aqui).

No gramado, Jarcedi colocou duas cadeiras. Ele disse que aguardava a mulher ter alta para que o casal retornasse para Sapezal. Eles são pais de três filhos.

Cristiane, que tinha 42 anos, foi infectada pelo vírus havia mais de um mês e precisou, inclusive, de intubação. Na semana passada, ela chegou a apresentar melhora e retirou o tubo. Contudo, dias depois, ela apresentou piora no quadro de saúde e foi intubada novamente.

Uma das filhas foi visitar a mãe, mas ela morreu antes da chegada.

Nesta semana, Jarcedi receberia a primeira dose da vacina no município onde mora. Entretanto, para que ele fosse imunizado sem sair de perto da companheira, a Prefeitura de Sapezal enviou a dose para que os profissionais de Várzea Grande fizessem a aplicação.

Fonte: G1MT   

Inscrições para o 1º Torneio de Pesca de Sinop seguem abertas

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As inscrições para o 1º Torneio de Pesca Esportiva com Iscas Artificiais de Sinop continuam abertas e seguem até o próximo dia 20 de agosto e podem ser feitas presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC (Av. das Itaúbas, 3257, setor Comercial, segundo piso) ou pelo contato: 66 9.9648-3174.

A ficha de inscrição pode ser acessada no site da Prefeitura de Sinop: www.sinop.mt.gov.br, clicando no banner do Torneio e ser encaminhada para a SEDEC, juntamente com as cópias: do documento do barco, Carteira de Habilitação para pilotar a embarcação, Carteira de Pescador Armador e documentos pessoais.  Estão sendo disponibilizadas 70 vagas para equipes de barco a motor e 50 vagas para caiaque. 

O 1º Torneio de Pesca com Iscas Artificiais ocorrerá no Rio Teles Pires, ao lado da ponte da Rodovia MT-220, nos dias 04 e 05 de setembro de 2021. No dia 4, haverá o treino livre e a ação da Secretaria de Meio Ambiente com a limpeza do rio. Já no dia 5, haverá a prova, que será de pesca embarcada e vai utilizar o sistema “pesque e solte”.

A premiação para as equipes vencedoras será da seguinte maneira: na categoria barco a motor a equipe receberá o troféu, medalha e Kit de pesca. Já na categoria caiaque o prêmio será troféu, medalha e 1 barraca automática. Entre os participantes do evento, serão sorteados 01 barco, 01 motor, 02 caiaques, 01 vara Marine Sports Venator, 01 Carretilha Marine Sports Titan, 01 caixa térmica Coleman e kits de pesca.

Fonte: Assessoria Prefeitura de Sinop

Autoridades preparam evento para receber ministro em Sinop

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No dia 21 de agosto o ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio Freitas, estará em Sinop. Um grande ato público está sendo preparado para recepcionar o ministro, que retorna ao município um ano depois da sua última visita para falar de Ferrogrão.

A presença de Tarcísio para debater a ferrovia em Sinop é tratada como uma grande conquista, partilhada pela prefeitura de Sinop, Câmara de vereadores e Unesin (União das Entidades de Sinop). O governador Mauro Mendes, deputados federais e estaduais, senadores e cerca de 50 prefeitos da região norte do estado e sul do Pará serão mobilizados pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos) para estarem no encontro. “Quero convocar aqui os prefeitos de toda nossa região, os presidentes de sindicatos rurais e todas as lideranças do agronegócio para que possamos mostrar a força da nossa região em prol da construção da Ferrogrão”, disse o prefeito em notícia produzida pela sua assessoria.

Apesar da empolgação, a implantação da Ferrogrão não depende do “apoio” de prefeitos, lideranças políticas ou do setor produtivo. Tecnicamente chamada de EF-170, a Ferrogrão foi qualificada no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), ainda me 2016, na primeira reunião do Conselho do PPI – conforme decreto número 8.916, de novembro de 2016.

Desde então a Ferrogrão é considerada uma obra de interesse nacional. A fase de estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação foram concluídos em maio de 2017. Devido a um atraso e falha no processo, a consulta pública foi concluída me maio de 2020. Desde julho de 2020 o processo da Ferrogrão aguarda a publicação do Acórdão pelo TCU (Tribunal de Contas da União), para que o edital de licitação dessa obra seja lançado. A atual previsão é de que o edital seja lançado no último trimestre de 2021. Em se concretizando, o leilão de concessão da ferrovia poderia ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2022.

O projeto aprovado pelo Ministério da Infraestrutura, discutido pela sociedade e que aguarda o aval do TCU é para implantar uma ferrovia com 933 km, conectando Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará – com ramais em Santarenzinho, Rurópolis, e Itapacurá.

A concessão foi modelada para ser no sistema vertical de exploração da ferrovia, no qual uma única empresa é responsável pela gestão da infraestrutura e prestação do serviço de transporte. Na prática, constrói a ferrovia e tem a permissão de explorá-la por 65 anos, cobrando pelo transporte de cargas. Em 2018, a previsão de custo para implementar a Ferrogrão era de R$ 12,7 bilhões.

Em sua última visita a Sinop, em setembro de 2020, quando integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio falou da importância da Ferrogão para dar suporte logístico à produção agrícola de Mato Grosso. Na época se concentrou em afirmar que seu ministério daria uma resposta rápida, em 60 dias, sobre a concessão da BR-163, de Sinop a Itiquira, no Sul do Estado, que está sob tutela da Odebrecht. A cobrança era pela duplicação da rodovia, que deve ocorrer integralmente daqui 4 anos, conforme plano de cura da concessão, discutido em maio desse ano (clique aqui para ver).

COMO SERÁ A FERROGRÃO?

De acordo com o projeto oficial da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a Ferrogrão terá uma bitola de 1,6 metros, sobre um gabarito de 5,5 metros. Esse trilho deve ser projetado com 30 cm de altura, sobre dormentes de concreto protendido, com capacidade para suportar 32 toneladas por eixo.

A ferrovia não terá um relevo acidentado. A maior variação de rampas deve ser de 1,45%. Os trilhos começarão ser implantados a partir de Miritituba, rumo ao Sul, até chegar em Sinop. Embora exista uma previsão para estender um terminal até Lucas do Rio Verde, esse complemento é tratado como um “apêndice” a parte do projeto.

A ferrovia deverá entrar em operação a medita que as etapas forem sendo concluídas. Não será necessário finalizar a obra até Sinop para começar a levar soja por trem.

A bitola de 1,6 metro cria a falsa impressão de que a ferrovia terá uma operação limitada. Mas não será assim. O projeto da ANTT prevê a instalação de 48 pátios de cruzamento. Cada um destes terá 3,5 mil metros de comprimento. Esses cruzamentos de trilhos garante a operação constante da ferrovia.

Puxando as cargas haverão 47 locomotivas diesel-elétricas, com potência nominal de 4.389 cavalos, distribuídos em 6 eixos tratores. Cada locomotiva puxará um conjunto de 25 vagões com capacidade para 100 toneladas de grãos. Ao todo serão 1.180 vagões graneleiros e 51 vagões do tipo TCT, utilizado para o transporte de líquidos – como, por exemplo, o etanol de milho.

Essa é configuração do material rodante que a Ferrogrão terá no início das suas operações. A previsão da ANTT para o ano 2080 é que a ferrovia conte com 132 locomotivas transportando mais de 5 mil vagões. O material rodante representa 35% do investimento total na ferrovia. A maior parte, 51%, será consumida na construção da linha de ferro. Os 13% restantes correspondem à operação e tecnologia.

A capacidade instalada da Ferrogrão é para 58 milhões de toneladas por ano.

O ponto de partida da Ferrogrão é a cidade de Sinop. Toda produção que for embarcar nos vagões terá que chegar ao município primeiro. O terminal de embarque será construído na região conhecida como pé de galinha, há 6 km da BR-163, na estrada de acesso ao município de Cláudia. Dali, a soja e o milho viajarão a 80 km por hora até Miritituba.

Na ponta final da ferrovia existem terminais de transbordo de cargas em hidrovias e terminais portuários, com alguns equipamentos já funcionando e novos sendo instalados.

Fonte: Jamerson Miléski – GC Notícias

Lucas do Rio Verde: Cachorro da raça chow chow ataca e mata bebê de 1 ano

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Um bebê de 1 ano e 6 meses, identidade não divulgada – morreu no início da tarde de terça-feira (03), após ser atacada por um cachorro dentro de casa no bairro Jaime Seiti Fujii, município de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá).

O ataque aconteceu por volta das 12h30, pelo animal da família, que é da raça Chow Chow. 

Segundo informações locais, a mãe estava trocando a fralda do bebê. No minuto em que ela saiu o cachorro atacou o menino.

A mulher quando voltou viu o animal em cima do filho. Ela pegou o menino e com ajuda de vizinhos encaminhou ele ao Hospital São Lucas.

A criança chegou em estado grave a unidade médica com ferimentos na cabeça. No entanto, o menino não resistiu e acabou vindo a óbito.

Um inquérito deverá ser instaurado pela Polícia Civil para apurar o caso.

Por:Expresso MT