A Nova Rota do Oeste inicia nesta quarta-feira (16.10.2024) uma operação especial de engenharia na BR-163 para içamento e acomodação de 16 vigas longarinas que vão compor a estrutura da ponte sobre o Rio Arino, na divisa entre Diamantino e Nova Mutum. O serviço está previsto para ocorrer até sábado (19.10.2024), período em que o tráfego funcionará em Pare e Pare, com duração de aproximadamente 20 minutos, de forma intermitente.
A medida é indispensável para garantir a segurança viária e dos envolvidos no serviço, visto que a atividade depende do uso de maquinários pesados para içamento e acomodação das estruturas. A ponte em construção tem 180 metros de extensão e faz parte do pacote de duplicação da BR-163, entre Diamantino e Nova Mutum, iniciada em julho de 2023.
O gerente de Obras da Nova Rota, Jhonatan Bezerra, explica que a operação especial de engenharia visa impactar o mínimo possível na viagem de quem percorre a BR-163 e ao mesmo tempo dar continuidade à obra de duplicação. Por isso, serão realizados bloqueios no tráfego com duração de até 20 minutos, sempre que existir a necessidade de movimentação das vigas longarinas. “Entendemos a importância da BR-163 para o estado e pedimos a compreensão dos motoristas quanto a relevância da operação para o avanço das obras”.
Após o içamento das vigas, será iniciada a execução da pré-laje, laje, pavimentação da nova ponte e, por fim, a construção do guarda-corpo. “Estamos adiantando o serviço o máximo possível para que a entrega da ponte ocorra ainda este ano”, estima o gerente.
A orientação aos motoristas é para que programem a viagem e acompanhem as condições de tráfego por meio do site da Nova Rota do Oeste (www.novarotadooeste.com.br), onde há um mapa interativo apontando todas as intervenções no fluxo de veículos, ou pelo 0800 065 0163 (telefone ou WhatsAPP).
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
ASSESSORIA