25.9 C
Mato Grosso
sexta-feira, 8, novembro, 2024

O prefeito eleito de Sorriso, Alei Fernandes, concedeu uma entrevista ao Nortão sobre suas expectativas para a administração

A entrevista ocorreu em sua casa e o Alei, bem tranquilo, discorreu sobre o que pensa em termos de gestão e irá executar.

O prefeito eleito de Sorriso, Alei Fernandes, concedeu uma entrevista ao Nortão sobre suas expectativas para a administração. A entrevista ocorreu em sua casa e o Alei, bem tranquilo, discorreu sobre o que pensa em termos de gestão e irá executar.

Nortão: prefeito, bom dia! Primeiro gostaríamos de agradecer pela oportunidade dessa entrevista. Já iniciando, gostaria de saber como foi a sua expectativa inicial da campanha, já que seu adversário estava bem na frente?
Alei Fernandes: Jacob, eu agradeço essa é uma oportunidade para a gente falar um pouco mais com Sorriso e com todas as pessoas que nos acompanham. Na realidade, a partir da formação da chapa com o Acacio, sabíamos o tamanho do desafio e resolvemos, em conjunto, enfrentar o que fosse para defender aquilo que acreditávamos. Tínhamos uma gestão aprovadíssima, conduzida pelo nosso prefeito Ari Lafin, e a partir disso, com muita disposição, levamos informação sobre o que pretendíamos através das propostas para o município e as pessoas nos permitiram entrar em suas casas para esclarecer e informar. Um outro detalhe que quero enfatizar, Jacob, é que em toda a campanha não nos desviamos da verdade. Ela foi nosso guia. Tudo que mostramos para o povo será buscado realizar.

Outro detalhe é que quando falo nós, não estou me referindo apenas a Alei, Acacio e Ari. Falo de todas as pessoas que nos ajudaram a alcançar nossos objetivos, fazendo sol ou chuva. Não vou falar o nome de ninguém porque provavelmente vou esquecer de alguém. Mas todos que nos ajudaram em todos os bairros e ruas de Sorriso, tiveram sua participação e queremos agradecer muito, a cada um pelo esforço realizado. Quero agradecer também a todos a nossa escolha para comandar o município por quatro anos. Aquelas pessoas que democraticamente votaram no nosso adversário, tenham a certeza de que iremos trabalhar incansavelmente, para atender todas as expectativas.

Nortão: como está sendo essa fase de transição?
Alei Fernandes: extremamente informativa. Já tínhamos um bom conhecimento sobre diversos aspectos da administração de Sorriso. Mas esse momento está sendo muito esclarecedor e o modelo de transição que está sendo realizado, desconheço outro local que tenha feito dessa forma. Agradecer ao prefeito Ari e toda sua equipe pelo volume de informações que está sendo repassado.

Nossa equipe de transição está se aprofundando nos detalhes de cada pasta para que tenhamos uma boa definição do perfil que queremos ter para os desafios de cada secretaria, ao nosso modelo de gestão. Cada gestor tem seu toque pessoal de condução. E é esse jeito de administrar que queremos desenvolver, respeitando a belíssima condução do Ari, que levantou muito o sarrafo.

Nortão: você falou que cada gestor tem seu toque pessoal. Quais seria esse toque pessoal? Algo vai mudar? Quais as suas expectativas para a gestão Alei e Acácio?
Alei Fernandes: Jacob, primeiro quero deixar bem claro e é sempre bom falar do nosso respeito pela atual gestão. Se estamos aqui, foi o prefeito Ari que preparou o terreno em um nível altíssimo. Mesmo assim, os anos como gestor privado nos fizeram ter um olhar um pouco diferente o que é absolutamente normal.

Pra que as pessoas entendam bem o que faremos, criaremos duas novas secretarias: a de planejamento e a ciência, tecnologia e inovação. No planejamento, estará toda a condução diária de tudo que acontece na administração. Temos um software que irá gerenciar isso. Para isso, unificaremos todas as compras que hoje estão alocadas nas secretarias para criar uma central de compras sob a tutela da secretaria de administração. No planejamento será criada uma diretoria específica para pensar Sorriso a todo instante. Pensar soluções para melhorar a vida da população. Falo de transporte, obras públicas, tráfego, acesso a serviços públicos, sustentabilidade e muito mais.


A secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação será responsável por toda a tecnologia que envolve a administração pública. Da integração dos nossos softwares em uma plataforma digital a um aplicativo que irá gerenciar toda a administração pública, permitindo acesso dos usuários a todos os serviços públicos, na palma da mão. Nossa ideia é transformar Sorriso em uma Cidade Inteligente, uma smart city.


Criaremos a Secretaria de Infraestrutura que substituirá a hoje Secretaria de Obras, unindo com a Secretaria de Transporte, que funcionará como uma coordenação, local em que ficará a central de veículos. Aliás, a experiência piloto do Sorrimobi que deu certo na Assistência, sairá dessa pasta para a central de veículos, beneficiando toda a administração. Todas as obras, estão sob essa pasta ou vinculadas a uma outra estrutura que estamos pensando em criar. Esse modelo da secretaria de infraestrutura ainda estamos estudando para consolidar uma alteração extremamente benéfica para a população.


Também, na infraestrutura estará a central de manutenção, responsável, dentre outras coisas, pelos reparos de todos os equipamentos públicos.


Ha, a estrutura que falei antes diz respeito a um estudo para a criação de uma companhia ou empresa de obras, saneamento e habitação, a exemplo do que temos em outros estados e municípios, com modelos distintos.


Uniremos Esporte com Juventude, hoje na Cultura, e levaremos o Turismo para o Desenvolvimento. A secretaria de Desenvolvimento também receberá os eventos que dizem respeito a negócios que estão na Cultura e os cursos profissionalizantes que hoje estão na Assistência Social.


Criaremos a Sala da Mulher, espaço para que todas as discussões e políticas públicas destinadas as mulheres sejam agrupadas e desenvolvidas. A Sala da Mulher irá funcionar organizacionalmente vinculada ao gabinete do prefeito. Hoje, esses assuntos estão na Assistência Social.


Iremos realizar o concurso público, que já adiantamos que acontecerá em 2025. Acredito que resolveremos muitos problemas referentes a recursos humanos dessa forma.
Existem outras alterações que estão sendo pensados em estágios iniciais, mas que incidem sobre processos e fogem desse nível organizacional.

Nortão: serão muitas mudanças, então?
Alei Fernandes: não! Serão mudanças pontuais e bastante específicas para que possamos, eu e o Acácio, dar o nosso toque de gestão.

Nortão: Por falar em Acácio, como será a gestão Alei com relação ao seu vice?
Alei Fernandes: Da mesma forma que falamos na campanha: juntos. O Acácio será um vice que irá participar efetivamente da gestão. Acredito que isso é importante até mesmo para o gestor, ouvir alguém que esteve ao seu lado, o tempo todo, na campanha. É vital para o sucesso não do Alei, mas de Alei e Acácio e a gestão. Não era essa a propaganda? Então agora, será Alei e Acácio na gestão de Sorriso.

Nortão: Alei, para a gente finalizar, já pode anunciar os secretários?
Alei Fernandes: (risos) sabia que você iria perguntar isso. Mas deixa eu te falar, iremos anunciar todo o primeiro escalão nessa próxima semana. Já temos quase tudo fechado, faltando poucas confirmações da equipe.

Nortão: mas já pode anunciar alguns?
Alei Fernandes: melhor esperar para anunciar todos de uma vez. Tem muita especulação e até torcida por nomes A, B ou C. Na realidade, como te falei, do secretariado falta definir um ou dois nomes. Vamos para a próxima semana nessa definição.

Nortão: Prefeito eleito Alei Fernandes, muito obrigado pela entrevista. Desejamos todo o sucesso do mundo para o senhor e sua equipe.
Alei Fernades: Jacob, eu que agradeço a oportunidade de falar um pouco mais do que pensamos para a administração de Sorriso, para seus cidadãos. Queremos o melhor. Queremos muito, pensar longe e iremos conseguir, se Deus quiser e ele há de querer, chegar nos nossos objetivos.

Vamos em frente!

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

NORTÃO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias