Uma operação da Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira (12), quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sinop, no norte do estado, contra investigados por importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2 | PLANTÃO NORTÃO MT
De acordo com a polícia, três ordens são cumpridas em casas e comércios de Sorriso e uma em Lucas do Rio Verde, ambos municípios localizados no norte do estado.
As investigações da operação ‘Mãe-Terra’, segundo a PF, iniciaram a partir de denúncias que apontavam um homem como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso e região.
Fiscalizações realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos últimos meses identificaram agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.
Segundo a polícia, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) descobriu uma grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados.
A Justiça Federal autorizou a quebra de sigilo bancário e os investigadores constataram que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente movimentaram, em dois anos, R$ 154 milhões.
A PF disse ainda que grande parte do dinheiro movimentado não tinha identificação de origem e o destino, na maioria das vezes, era para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas.
Agora a Polícia Federal tenta descobrir quem são os fornecedores nos países de fronteira, a estrutura logística utilizada para o transporte e os destinatários.
G1 MT