Uma dupla de pedreiros levou um grande susto ao encontrar uma jibóia durante o trabalho em uma construção no Bairro Topázio, em Sorriso, na última quarta-feira (16). A cobra foi flagrada por câmeras de segurança atravessando a rua e parando atrás de um dos trabalhadores, que operava uma betoneira. O momento de surpresa foi capturado no vídeo, que mostra os homens se assustando ao perceberem a presença do réptil.
Rafael Maniezo, proprietário da casa em reforma, relatou ao g1 que a aparição de animais silvestres na região não é incomum, devido à proximidade com uma área de mata e um rio. Ele destacou que a cobra já havia sido vista anteriormente por vizinhos, mas, após incêndios recentes na área, acreditava-se que ela tivesse morrido.
“Moro ao lado de uma área de reserva, então é comum vermos animais como cobras e capivaras por aqui. Já tínhamos visto essa jibóia antes, mas depois dos incêndios, pensamos que ela tivesse morrido. Quando ela apareceu de novo, foi um susto!”, contou Rafael.
Apesar de ser comum que os moradores capturem a cobra e a levem de volta ao rio, desta vez, Rafael decidiu acionar o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) para garantir a segurança do animal e evitar acidentes.
Segundo o biólogo Marcos Ardevino, a jibóia não apresenta perigo aos humanos, pois não é venenosa e evita contato. “Ela se alimenta de pequenos roedores, aves e lagartos. A atitude correta é acionar um órgão de fiscalização, como o NIF, para que o animal seja resgatado e solto em um local adequado, longe de áreas urbanas”, explicou.
A jibóia foi resgatada e liberada em uma área mais afastada, longe da movimentação do bairro.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
NORTÃO MT