Um flagrante registrou a morte de centenas de peixes no córrego Gonçalves, em Sorriso, na última sexta-feira (4). Os peixes estavam boiando em avançado estado de decomposição. O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) foi acionado e apura as responsabilidades.
O coordenador do NIF, Reinaldo Nunes, informou que já foram feitas as vistorias. “Olhamos para ver se tinha algum efluente ou descarte de algum produto tóxico, mas não encontramos nada nesse sentido. Encontramos uma área inundada e isso causou a morte de algumas espécies arbóreas, que podem ter entrado em putrefação e a decomposição dessa matéria orgânica causado o consumo do oxigênio existente na água e a falta de oxigênio pode levar a morte de peixes”.
As responsabilidades serão apuradas a fim de verificar os licenciamentos das obras que ocorreram no local. “Vamos verificar se ocorreu por ação ou omissão das obras implantadas na travessia do córrego. Mas o que ocorreu não deve causar impacto em outros pontos do rio Teles Pires”.
A coleta dos peixes não foi feita, haja vista que para obter uma amostra para análise precisaria ser mais recente. Porém, quando a equipe do NIF esteve no loca, os peixes estavam em avançado estado de decomposição.
Portal Sorriso