Uma análise preliminar da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) apontou que o incêndio que atingiu o armazém de uma empresa, em Sorriso, no médio-norte do estado, começou de defensivos agrícolas. O acidente ocorreu no sábado (8) e a Defesa Civil emitiu um alerta para que os moradores permanecessem em casa com janelas fechadas por causa da fumaça.
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 3 | PLANTÃO NORTÃO MT
Ao g1, a perita criminal Aline Vieira Rodrigues informou que os produtos encontrados queimados no galpão eram de faixa azul e amarela, o que indica que eram moderadamente ou pouco tóxicos.
“São produtos como carbendazim, atrazina, glifosato e fertilizante mineral misto”, afirmou.
O g1 entrou em contato com a empresa, mas não obteve resposta até o fim deste reportagem.
A Defesa Civil alertou a população por causa da fumaça com possibilidade de toxicidade. As causas do fogo ainda são investigadas por um perito de Sinop, no norte do estado.
De acordo com análise preliminar, o armazém contém dois galpões, um deles era reservado para os defensivos agrícolas e foi totalmente consumido pelas chamas. Já o segundo local, armazenava sementes e, segundo a perita, ficou intacto.
Ao menos 15 pessoas passaram mal, apresentaram sintomas leves e procuraram uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Elas foram medicadas e depois liberadas, segundo a administração.
Um bombeiro também passou mal após passar mais de 10 horas combatendo as chamas. Ele foi medicado e passa bem. Outros oito militares também passaram por avaliação médica como forma de prevenção, de acordo com a corporação. Todos passam bem.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a fumaça foi dispersada após a chuva e as intensas rajadas de vento na região. O sentido do vento levou a fuligem para longe do distrito de Primaverinha, que fica nas proximidades de Sorriso.
A corporação ainda orientou a população a procurar uma UPA sob qualquer sintoma de intoxicação.
O combate às chamas contou com uma força-tarefa de 48 pessoas, sendo 34 do Corpo de Bombeiros e 14 voluntários, com apoio de 14 viaturas e três pás-carregadeiras.
Nota dos bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso informa que um militar que combateu o incêndio em uma empresa de produtos químicos em Sorriso, no sábado (8), passou mal durante a ação e foi encaminhado ao pronto atendimento. Após avaliação médica, foi constatado excessivo desgaste físico, além de leve ingestão de fumaça. O militar está bem e ficará de repouso por três dias.
Importante destacar que outros oito militares também passaram por avaliação médica apenas por precaução, mas não passaram mal. Todos estão bem.
G1 MT