A Polícia Federal (PF) deflagrou na quarta-feira (10) a Operação Caliandra, com o objetivo de apurar desvios de recursos públicos federais em obras públicas no município de Barra do Garças (MT). A ação cumpriu 40 ordens judiciais, incluindo 38 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão, em cidades de Mato Grosso e Goiás.
Investigações
As investigações da PF identificaram indícios de irregularidades na aplicação de recursos destinados à revitalização da Orla do Rio Garças, da Praça Domingos Mariano e do Porto do Baé.
Prefeitura e ex-prefeito se pronunciam
O atual prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, disse que as possíveis irregularidades são anteriores à sua gestão e que a licitação para as obras foi realizada em 2020. As obras estão paralisadas desde 2021.
O ex-prefeito Roberto Farias, por sua vez, se disse surpreso com a operação e alegou “ataques e perseguições” com a aproximação das eleições. Ele também questionou o fato de o atual prefeito ter realizado pagamentos para as obras antes de rescindir o contrato.
Transações financeiras suspeitas
A PF também identificou transações financeiras suspeitas entre um servidor público municipal e empresas que tinham contratos com a prefeitura.
Outras cidades
As ordens judiciais foram cumpridas em Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Cuiabá, Aragarças (GO), Porangatu (GO) e Jussara (GO).
NORTÃO MT