31.2 C
Mato Grosso
terça-feira, 26, novembro, 2024

Por que comer meleca do nariz pode fazer mal para a saúde

Um hábito simples e que parece inofensivo, pode fazer mal à saúde. Não é incomum observarmos alguém tirando uma meleca do nariz e levando-a diretamente à boca. Por mais que crianças tenham mais tendência a tal comportamento, muitos adultos também são adeptos desse costume um tanto quanto inusitado nesse faixa etária. O que muita gente não sabe, é que ingerir os resíduos pode ser prejudicial ao sistema imunológico.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  GRUPO 3 | PLANTÃO NORTÃO MT

Alguns cientistas defendem a ideia de que a ingestão de meleca de nariz, em pequenas quantidades, pode estimular o sistema imunológico a desenvolver anticorpos contra agentes patogênicos presentes nas narinas. Isso seria benéfico, pois ao ingerir o muco, o corpo receberia a informação sobre os micro-organismos que estamos expostos, fazendo com que o corpo não o veja como inimigo ou ameaça.

Mas, para entendermos melhor se o muco é ou não prejudicial ao corpo, é importante saber que ele é feito. A meleca é um fluido corporal viscoso à base de água que o corpo produz para ajudar a se proteger. Ele funciona como a linha de frente na defesa contra infecções: ele ajuda a reter poeiras e qualquer outra partícula inalada acidentalmente, isso inclui vírus, bactérias e fungos. À medida que uma pessoa vai inalando o ar, esses invasores pegam carona, entrando no nariz e na garganta, e a maioria das vezes, ficam presos no material pegajoso que reveste a parede do sistema respiratório. O muco também ajuda a umedecer o ar inalado, facilitando a respiração.

Entusiastas do hábito baseiam-se no raciocínio do funcionamento das vacinas. Em uma vacina, uma forma desativada de um patógeno é injetada no corpo e, embora seja incapaz de causar uma infecção, ele desencadeia uma resposta do sistema imunológico que ensina o corpo a combater a infecção. Então, quando o verdadeiro patógeno chega para tomar o corpo, ele já sabe como reagir e se defender, pois, já tem os anticorpos adequados para desligá-lo rapidamente.

Mas, comer suas próprias melecas provavelmente não funcionará da mesma forma. Isso porque, ao ingeri-las, elas não vão diretamente para a corrente sanguínea, mas, sim, para o estômago, e a maioria do que acaba lá é destruído por ácidos estomacais fortes muito antes de ser absorvido pelo corpo. Então, se elas são destruídas, como que poderiam ser prejudiciais? Bem, o hábito de cutucar o nariz pode arranhar e lesionar as paredes do seu interior, deixando aberturas para todos os germes que as melecas impediriam de entrar no organismo. Apesar de raro, existem casos extremos que a pessoa conseguiu danificar parte da parede nasal que separa as narinas, além de provocar sangramentos e lesões. Outro risco, é o de que bactérias presentes nos dedos e unhas, que podem até mesmo serem provenientes de resíduos fecais, se alojem nas narinas. As chances são baixas, mas é possível que, protegidas pelo muco, as bactérias passem pelo ácido estomacal e entre livremente no intestino e se instalem, causando um desequilíbrio.

EXTRA

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -spot_img

últimas notícias